Saiba quais são as frutas da primavera Alimentação Saudável

Como armazenar o leite materno? Alimente seu... Filhos e Gestação

Atividade física: leve, moderada ou intensa? Atividade Física

5 dicas para melhorar a qualidade de vida e diminuir o risco de câncer

Atualmente, o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil – a primeira são as doenças cardiovasculares. Apesar de assustar, hoje a ciência permite que muitos tipos de câncer possam ser prevenidos. Por isso, neste 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e a Clínica de Oncolgia Unimed, lembram que existe uma maneira comprovada e muito eficiente de se prevenir: você precisa seguir hábitos de vida saudáveis!

14 de novembro de 2019

Atualmente, o câncer representa a segunda causa de morte no Brasil – a primeira são as doenças cardiovasculares. Apesar de assustar, hoje a ciência permite que muitos tipos de câncer possam ser prevenidos. Por isso, neste 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) e a Clínica de Oncolgia Unimed, lembram que existe uma maneira comprovada e muito eficiente de se prevenir: você precisa seguir hábitos de vida saudáveis!

O excesso de peso, por exemplo, está associado a 13 tipos de câncer: esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma (da meninge), tireoide e mieloma múltiplo.

Para ajudar na prevenção, separamos alguns hábitos que você pode adotar ao longo da vida:

Alimentação saudável

A alimentação inadequada é responsável por 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento como o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada três casos dos tipos mais comuns de câncer poderia ser evitado se, no dia a dia, as pessoas praticassem atividade física e adotassem uma alimentação rica em frutas, legumes, sementes, nozes, verduras, cereais integrais e leguminosas; e pobre em alimentos ultraprocessados (prontos para aquecer ou para consumir e bebidas açucaradas). A alimentação adequada também é importante na recuperação de pessoas diagnosticadas com câncer, na prevenção do retorno da doença e para evitar o desenvolvimento de outros tipos de tumor.

Controle do peso

O peso corporal e a gordura armazenada no corpo influenciam na saúde ao longo de toda a vida. Manter o peso corporal adequado é uma das principais maneiras de prevenir o câncer. O sobrepeso e a obesidade estão associados ao câncer de esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, rins, mama, ovário, endométrio, tireóide, entre outros.

Vida sexual 

Ter vários parceiros e iniciar a vida sexual precocemente são fatores de risco para homens e mulheres entrarem em contato com agentes transmissores de doenças. Os vírus mais conhecidos e que estão associados ao câncer são o HPV, relacionado ao câncer de colo de útero, e o da hepatite B, associado ao câncer de fígado.

O uso de preservativo é medida indispensável para reduzir o risco de infecção pelo HPV, além de prevenir contra inúmeras outras doenças sexualmente transmissíveis como o HIV. Consulte o calendário de imunizações do Ministério da Saúde para saber mais sobre a vacinação contra o HPV.

Bebidas alcoólicas

O INCA não recomenda o uso do álcool pelo seu potencial efeito cancerígeno sobre as células e estar associado ao desenvolvimento de câncer de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. Quanto maior a dose e a exposição à bebida, maiores os riscos.

Exposição solar

Use o protetor solar adequado para o seu tipo de pele e evite a exposição solar direta sobre a pele entre 10h e 16h. A exposição aos raios solares sem proteção favorece o surgimento do câncer de pele, considerado o de maior incidência no Brasil. É preciso ter cuidado redobrado com as crianças, pois elas costumam se expor mais ao sol do que os adultos.

Quer mais dicas de mudança de hábitos? Acesse www.unimedvtrp.com.br/mude1hábito e se inspire. O primeiro passo é o mais difícil, e é justamente aí que nós podemos lhe ajudar!