Saiba quais são as frutas da primavera Alimentação Saudável

Como armazenar o leite materno? Alimente seu... Filhos e Gestação

Atividade física: leve, moderada ou intensa? Atividade Física

4 dicas para o armazenamento de frutas e hortaliças

Armazenar os alimentos corretamente é importante para manter a comida livre de contaminação e conservar os nutrientes por maior tempo possível.

31 de janeiro de 2020

Armazenar os alimentos corretamente é importante para manter a comida livre de contaminação e conservar os nutrientes por maior tempo possível. No verão esses cuidados se intensificam ainda mais, por isso trouxemos 4 dicas para uma boa conservação das frutas e hortaliças:

1. Higienização correta

Após chegar do mercado ou feira, retire as partes deterioradas, lave as frutas e hortaliças em água corrente e coloque de molho por 15 minutos em água clorada. Então, lave novamente em água corrente e seque bem antes de guardar.

Solução de água clorada: Diluir 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária de 2 a 2,5% (ver no rótulo uso em alimento) para 1 litro de água ou siga as instruções de diluição definidas pelo fabricante. Esta informação você encontra nas instruções do rótulo do produto.

2. Onde armazenar os alimentos?

O ideal é que sejam armazenados em recipientes de vidro tampados ou outras embalagens próprias para congelamento/resfriamento, sendo livres de bisfenol-A. Esta informação você encontra na própria embalagem.

O Bisfenol A (BPA) é um composto químico, liberado em maiores quantidades quando há um resfriamento ou aquecimento do material.

Se possível, a sugestão é identificar o alimento com etiquetas com o nome do produto e data de preparo, isso facilita na hora da utilização.

3. O que é o branqueamento?

O branqueamento é um processo pelo qual os vegetais são fervidos rapidamente e, em seguida, colocados em água e gelo para interromper o cozimento. O tempo da técnica pode variar conforme a hortaliça. No caso do brócolis, é indicado 3 min de cozimento e 3 min em água gelada. Alguns alimentos que também podem passar por essa técnica são: cenoura, couve-flor, abóbora, ervilha..

Essa técnica é interessante antes de armazenar o alimento, conservando por mais tempo o nutriente e a cor.

4. Descongelamento dos alimentos

Não descongele os alimentos em temperatura ambiente. O indicado é descongelar o alimento na geladeira. Se por acaso você esqueceu de descongelar e deseja utilizar o alimento imediatamente, utilize o forno de micro-ondas. Estas informações servem para os alimentos em geral..

Lembre-se: alimentos descongelados não devem ser congelados novamente, por isso é indicado que os alimentos sejam colocadas no congelador em porções menores, conforme a necessidade de cada refeição.