Ouvidoria

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentação Saudável, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Saúde Emocional

Cuidados com a pele das crianças no sol e no... Atividade Física, Filhos e Gestação

11 sugestões de marmitas para você fazer em casa

Partiu experimentar algumas montagens diferentes? Antes de correr para a cozinha, siga alguns passos

10 de março de 2021

Nos últimos meses, muitas pessoas redescobriram o prazer de cozinhar. Além economizar dinheiro, fazer as refeições em casa traz benefícios como maior controle sobre os ingredientes utilizados, sobre a quantidade de sal e sobre as poções consumidas.

Partiu experimentar algumas marmitas então? Antes de correr para a cozinha, siga estes seis passos:

1 – PLANEJE SUAS REFEIÇÕES

Ao preparar o seu próprio alimento, você passa a ser mais seletivo na escolha dos produtos e, consequentemente, ganha em qualidade. O momento pode ser também adequado para avaliar como está sendo utilizado o seu tempo livre e como poderá se dedicar mais no preparo das refeições.

2 – FAÇA A LISTA DE SUPERMERCADO

Escolha as receitas, e anote os ingredientes necessários. Com o planejamento e a lista de compras em mãos, o próximo passo é ir às compras. Se não for possível ir presencialmente, opte pela compra on-line. Sites e aplicativos podem lhe ajudar a comprar tudo sem sair de casa.

3 – ESCOLHA O QUE IRÁ CONSUMIR

Aproveite que você tem a oportunidade de escolher o que irá comprar e, sempre que possível, dê preferência aos produtos orgânicos ou agroecológicos. Aproveite também para incluir alimentos integrais no dia a dia. Eles são ricos em fibras e ajudam a dar saciedade.

4 – HIGIENIZE OS ALIMENTOS

A higienização das folhas, frutas e verduras é fundamental para evitar contaminação por micro-organismos. Esse cuidado também é importante na limpeza de tábuas de madeiras, utilizadas para o corte de carnes e legumes, assim como com os panos de prato.

5 – GUARDE TUDO CERTINHO!

O armazenamento correto também é importante: após a higienização, os alimentos (legumes, frutas e verduras) devem ser armazenados em potes com tampas e colocados na geladeira para melhor conservação. Ah, lembre-se sempre de lavar, passar água quente e secar bem os potes depois que usar, ok?

6 – REDUZA O CONSUMO DE SÓDIO

O excesso de sal pode prejudicar quem tem pressão alta. Evite o excesso dele e de realçadores de sabor, que têm grande quantidade de sódio. O uso de temperos e ervas naturais dá mais sabor e reduz a necessidade de sal nos alimentos.

AS 11 RECEITAS!

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar gratuitamente as 11 sugestões de marmitas para você fazer em casa.