Amamentar Talk: Participe do evento online e... Coronavírus, Filhos e Gestação

PCR ou teste rápido: qual a melhor alternativa... #CuidarDeVocê, Coronavírus

Afinal, por que temos alergias? Alimentação Saudável, Coronavírus

10 brincadeiras para fazer com os filhos durante a quarentena

Dicas para aprender e se divertir

31 de março de 2020

Já esgotou as opções de atividades para fazer com os filhos (ou irmãos mais novos) durante a quarentena? Para expandir as dicas de brincadeiras, pedimos a ajuda da nossa professora de atividades físicas Tatiane Zinn. Ela e o filho Caio adoram fazer exercícios juntos e gravaram alguns vídeos com ideias para gastar as energias e aprender ao mesmo tempo:

  1. Brincando com bambolês
    Segure um bambolê e desafie seu filho a mirar a bola dentro dele, como se fosse uma cesta de basquete. Outra ideia é utilizá-lo para pular, como amarelinha, espia só:

2. Cabra-cega
Pegue um lenço para vendar os olhos da “cabra-cega”. Gire a criança em torno de si e solte-a. Ela tenta pegar quem está por perto. A criança que for pega será a próxima cabra. É indicado para brincar em família, pois quanto mais participantes, melhor.

3. Pulando o ABC
Incentive a criança a falar o abecedário enquanto ela pula por cima de um cabo de vassoura (você também pode trilhar uma corda). Se a brincadeira for muito simples para a criança – por causa da idade dela, você pode desafiar o alfabeto em inglês.

4. Exercícios em conjunto
Que tal fazer um circuito funcional junto com o seu filho? Ou algumas atividades que os dois possam praticar e se divertir juntos?

5. Loja de variedades
Pegue alguns produtos de casa. Peça para as crianças desenhar ou pintar cédulas. Um dos participantes vende a mercadoria e os demais se fazem passar por clientes comprando o produto. Mesmo que de forma lúdica, as crianças vão aprendendo a somar, subtrair, dividir e assim administrar o dinheiro.

6. Bola na caixa
Com a criança deitada no chão, coloque uma bolinha nos pés dela e uma caixa ou balde próximo à cabeça. Peça para seu filho pegar a bolinha com o pé e, quase como uma “cambalhota ao contrário”, que ele coloque a bola na caixa ou balde. Além de desafiador, isso incetiva que o pequeno se movimente.

7. Mão na bolinha
A ideia é que haja uma dupla, e que uma terceira pessoa dê as orientações. Esta dá ordens aleatórias, como “mão na cabeça, mão no joelho, mão no ombro”, e, de repente, indique a “mão na bolinha”. Quem será que será o mais rápido em encostar no objeto?

8. Pinturas
Invista na criatividade. Eles podem desenhar, pintar e fazer o que vier de inspiração, usando papel, lápis de cor, giz de cera e até guache para desenhos. E o que você acha de uma cartilha para pintar que também dê dicas simples para a prevenção do coronavírus? Clique aqui.

9. Jogo dos pontinhos
Em uma folha, coloque vários pontinhos. Cada jogador, com uma cor de caneta, liga um ponto ao outro até que forme um quadrado. Ganha aquele que mais formar quadrados no jogo.

10. Stop
Esse é para os filhos que já sabem escrever e ler. Cada participante ganha uma folha com as categorias – animal, flor, fruta, entre outras, juntamente com as letras que deverão iniciar as palavras. Todos tentam preencher tudo e aquele que terminar primeiro grita stop. Somam-se os pontos pelos acertos e ganha quem tiver mais pontos.

E aí, gostou? Se fizer alguma dessas brincadeiras com seu filho, faça um registro e nos marque no Instagram (@unimed_vtrp), adoramos acompanhar o crescimento das crianças (e com diversão fica ainda melhor, né?) 🙂