Ouvidoria   

Quanto custa e o que causa a inatividade física

16 de janeiro de 2015

 

A humanidade evolui a passos cada vez mais largos e rápidos. Avanços na medicina, invenções tecnológicas, descobertas e mais descobertas sobre o corpo humano. Nosso próprio corpo ainda tem mistérios a serem revelados. Mas inevitavelmente a cada geração a expectativa de vida tem aumentado em função de inúmeros fatores. Até hoje.

Acontece que, pela primeira vez, é esperado que as crianças de hoje vivam em média 5 anos a menos do que nós. E a principal causa é sedentarismo.

Trata-se de uma questão mais ampla do que ser magro ou gordo. A simples ideia de colocar o corpo em movimento, deixar o suor escorrer pela testa, é tida cada vez mais como incômoda, desnecessária e não-natural. Inclusive entre crianças de até 10 anos. E é desse ponto que parte a campanha Designed to Move.

No site, você pode ver dados que ilustram impactos sociais e econômicos da crescente inatividade física. Para se ter uma ideia, a estimativa é de que hoje em dia, o número de mortes pelo cigarro já seja menor do que pelo sedentarismo.

O site traz informações importantes e dados alarmantes. De forma totalmente imparcial, convida todos nós a tomar alguma atitude. O projeto é uma iniciativa da Nike.

  Blog Unimed VTRP Importancia Exercício Físico   Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge revelou que o sedentarismo pode matar praticamente o dobro de vezes mais que a obesidade. Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa revelou os perigos relativos ao sedentarismo e a obesidade. Pesquisadores acompanharam 334 mil europeus por 12 anos. Com esse levantamento, os pesquisadores descobriram que 676 mil mortes são causadas por inatividade ao ano, contra 337 mil devido ao peso em excesso. Segundo o professor e pesquisador Ulf Ekelund em entrevista para a BBC News, o maior risco foi identificado em pessoas classificadas como sedentárias.  

Blog Unimed VTRP Importancia Atividade Física

  Ekelund ainda afirma que eliminar o sedentarismo poderia reduzir os índices de mortalidade na Europa, em cerca de 7,5% – ou 676 mil mortes – enquanto apenas tratar a obesidade traria apenas 3,6% de redução nas mortes. Durante a pesquisa, também foi identificado que as doenças causadas por inatividade e obesidade eram em grande parte iguais, como problemas cardiovasculares. Porém, a diabetes do tipo 2 foi mais encontrada em pessoas que tinham obesidade. Para tentar combater ambos os problemas, os pesquisadores sugerem que todas as pessoas deveriam praticar pelo menos 20 minutos de caminhada independentemente de seu peso, exercício só traz benefícios. Apesar de saber todos os ganhos que se tem ao frequentar uma academia, muitas pessoas não gostam muito do ambiente. Para ajudar, separamos aqui uma lista de exercícios para fazer fora da academia.  

Categoria: #CuidarDeVocê