Programas e projetos

Nossas práticas socioambientais tem como filosofia cuidar da saúde, promover o bem-estar das pessoas e respeitar o meio ambiente. Por isso, as ações desenvolvidas possuem três eixos de atuação: Cidadania e Educação; Cultura e Lazer; e Ambiental.

Conheça um pouco mais sobre cada uma de nossas iniciativas.

Programa Carbono Neutro

O Programa mede as emissões de gases efeito estufa que geramos, por meio da calculadora CO2...

saiba +

Programa Carbono Neutro

O Programa mede as emissões de gases efeito estufa que geramos, por meio da calculadora CO2 do Sistema Unimed. A partir do inventário gerado, são promovidas ações para minimizar o impacto ao meio ambiente.

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Saúde

Visa minimizar a produção e dar encaminhamento de...

saiba +

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e de Saúde

Visa minimizar a produção e dar encaminhamento de forma segura e eficiente aos resíduos sólidos e de saúde que geramos. O Programa dispõe do plano de gerenciamento de resíduos integrado, que estabelece e descreve os tipos e as quantidades dos resíduos sólidos e de saúde gerados em nossos atendimentos, bem como as ações relativas ao gerenciamento, manuseio, armazenamento, coleta, transporte, encaminhamento para tratamento e destinação final.

Para a comunidade, disponibilizamos coletores ecológicos que recebem cartões magnéticos, pilhas, baterias, aparelhos de celulares, chapas de raio X e medicamentos vencidos.

Programa Consumo Consciente

Tem o objetivo de incentivar a conscientização dos colaboradores, a fim de promover a...

saiba +

Programa Consumo Consciente

Tem o objetivo de incentivar a conscientização dos colaboradores, a fim de promover a cultura da sustentabilidade. O programa é voltado à promoção de hábitos responsáveis quanto ao consumo dos recursos renováveis e não-renováveis, descarte de materiais obsoletos, doação de materiais em boas condições de uso, gerenciamento de resíduos e reutilização de materiais.

FormAção

Tem o objetivo de contribuir para a transformação da realidade social de crianças e...

saiba +

FormAção

Tem o objetivo de contribuir para a transformação da realidade social de crianças e adolescentes, que vivem em situações menos favorecidas e que participam de projetos em entidades sociais e educacionais. As atividades são desenvolvidas por meio de ações continuadas, no formato de oficinas, pelo Voluntariado Empresarial da Unimed VTRP.

Ações Ambientais

Ações internas para promover conscientização e...

saiba +

Ações Ambientais

Ações internas para promover conscientização e respeito ao meio ambiente, visando o bem-estar das gerações futuras. Dentre o leque de atividades desenvolvidas estão: Blitz De Sustentabilidade, Apagão Consciente, Informativo Consciente e datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente. Além das ações internas, realizamos parceiras e aderimos a movimentos mundiais como a Hora do Planeta.

Instituto Unimed

O Instituto Unimed/RS, uma Organização de...

saiba +

Instituto Unimed

O Instituto Unimed/RS, uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público, vem trabalhando ativamente na constituição das Filiais do Rio Grande do Sul, com o objetivo de instrumentalizar e potencializar as iniciativas de responsabilidade socioambiental nas comunidades onde nossas Unimeds estão inseridas. Em 2019, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) constituiu seu instituto, que já realiza ações na região.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sustentabilidade@unimedvtrp.com.br.

Eu Ajudo na Lata

Sabe o lacre das latas de bebidas, que geralmente...

saiba +

Eu Ajudo na Lata

Sabe o lacre das latas de bebidas, que geralmente colocamos no lixo e leva mais de 200 anos para se decompor no meio ambiente? Você pode encaminhar esse material para reciclagem e ainda ser solidário com entidades da região. Esta é a proposta da campanha Eu Ajudo na Lata, desenvolvida pela Unimed do Brasil e encabeçada na região pela Unimed VTRP.

.

A Cooperativa disponibiliza locais de coleta nos pontos de atendimento, vende os lacres para reciclagem e usa o valor arrecadado para adquirir cadeiras de rodas. No total, já foram entregues 23 cadeiras de rodas na área da abrangência da cooperativa.

.

Uma atitude simples, que promove o bem-estar social e o respeito ao meio ambiente.

.

Confira as entidades que já foram beneficiadas:

.

Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil)

Associação Santa-cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede)

Associação dos Deficientes Físicos de Charqueadas (Adefc)

Centro Ocupacional de Pessoas com Deficiência de Santa Cruz do Sul (Codesc)

Lions Clube de Candelária

Rotary Club de Rio Pardo

Pastoral da Saúde de Encantado

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires

Hospital Ana Nery

Secretaria de Assistência Social de Teutônia

Hospital de Butiá

Hospital São Jerônimo

Secretaria Municipal de Assistência Social de Taquari

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação de Estrela

Sociedade Lar Esperança e Sabedoria de Charqueadas

Hospital Vera Cruz

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela

Associação do Idoso de Anta Gorda

Hospital Bruno Born

Hospital São José, de Arroio do Meio

Hospital Ouro Branco (Teutônia)

Hospital Santa Cruz

Hospital São Sebastião Mártir (Venâncio Aires)

.

CURIOSIDADE:

Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, cerca de 300 garrafas pet de dois litros cheias de lacres.

.

Esta é apenas uma das ações desenvolvidas pela Unimed VTRP, que atua em prol de uma gestão cada vez mais sustentável. Vale lembrar que estas mudanças dependem das pequenas ações do dia a dia. Por isso, cada gesto feito em benefício do meio ambiente pode contribuir para a qualidade de vida de todos nós.

.

Faça sua parte!

Viver Bem na Escola

Complementar o conteúdo das aulas, e provocar...

saiba +

Viver Bem na Escola

Complementar o conteúdo das aulas, e provocar discussões sobre o que acontece dentro e fora da escola sobre temas como sexualidade, drogas, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de alimentação e hábitos saudáveis. Estes são alguns dos objetivos do Programa Viver Bem na Escola, iniciativa da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) que promoverá atividades pedagógicas com adolescentes em educandários dos municípios da área de atuação da cooperativa.

O time do Viver Bem na Escola em 2017 é composto pela médica da família Silvia Regina Dartora, pela ginecologista e obstetra Letícia Leite, pela psicóloga Daniela Graef, pelo psiquiatra Jesus do Couto e pelos colaboradores da área de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP.

Até 2016, este conjunto de ações nas escolas era conhecido como Adolescer. Desde 2018, o nome mudou para Viver Bem na Escola, e o leque de atividades e assuntos (muitas vezes tabus para pais e educadores) se amplia. Além disto, a ação da Unimed VTRP promove também eventos e atividades em parceria com a 3ª e 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Os principais objetivos do Programa Viver Bem na Escola são:

  • Debate sobre projeto de vida
  • Potencializar a autoestima
  • Público: adolescentes, pais e educadores

Baixe o nosso app

Tenha acesso a seus exames, relação de médicos e prestadores e uma série de facilidades na palma da sua mão, 24h por dia