Ouvidoria

E fora dos Stories, você tá bem?

 

Essa pergunta ganhou as redes sociais nas últimas semanas, principalmente o Instagram, e tem tudo a ver com o Setembro Amarelo, o mês de valorização da vida.

 

Vamos repetir a pergunta de uma maneira diferente. Como você está? Falando sério mesmo, você está bem?

 

Muitas vezes, respondemos a essa pergunta automaticamente dezenas de vezes por dia. Mas nem sempre tudo está bem. A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo e, de acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros se suicidam por dia no país. Este número supera as mortes por câncer e Aids. 

 

Os dados assustam, mas, apesar de todo o tabu que ainda envolve o tema, ele não pode passar despercebido. Por isso, desde 2015, o CVV realiza, juntamente à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha ‘Setembro Amarelo’ no Brasil, com o intuito de alertar e conscientizar toda a população sobre a prevenção ao suicídio.

 

A Unimed VTRP também realiza ações, palestras e distribui conteúdos que auxiliam na conscientização sobre a importância do tema.

 

 

Card_live setembro amarelo

 

 

| ATIVIDADE 1 | LIVE |

Vamos conversar sobre Síndrome de Burnout?

 

 

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

 

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros. Traduzindo do inglês, “burn” quer dizer queima e “out” exterior.

 

Por isso, vamos realizar uma live para falar em profundidade sobre o tema. Ela acontece na terça-feira, dia 28/09, às 19 horas. O enfermeiro Luís Felipe Pissaia, a médica Cláudia Ballico e o psicólogo Luis Fernando da Veiga são os especialistas da Unimed VTRP que vão falar sobre o tema. A live acontece no Youtube da Unimed VTRP.

 

O chat da live ficará disponível durante toda a live para o envio de perguntas. Você é nosso convidado. Convide também os seus amigos, familiares e colegas de trabalho 😉

 

Para não perder o evento, clique em “Watch on Youtube” e clique no sininho de “Definir lembrete” para receber um alerta por e-mail no dia 28/09.

 

 

 

 

 

| ATIVIDADE 2 | MINI-CURSO GRATUITO |

“Setembro Amarelo: Falando sobre suicídio”

 

 

Alguém próximo a você sofre de depressão ou tem ideação suicida? É preciso falar (e ouvir) sobre isso. Buscar informação sobre o assunto é fundamental para não se deixar levar por mitos.

 

Por isso, uma das iniciativas realizadas pela Cooperativa neste ano é focada na prevenção ao suicídio. Ela é gratuita para clientes Unimed VTRP e comunidade. É o Minicurso “Setembro Amarelo: Falando sobre suicídio”.

 

O objetivo deste espaço seguro é compreender os sinais de alerta e a prevenção ao suicídio. Os participantes entenderão melhor também quais são os fatores de risco e como ser mais assertivo no auxilio da prevenção.

 

A atividade será dividida em dois encontros, que serão conduzidos pelos psicólogos do Espaço Viver Bem Unimed, nas terças-feiras, dias 21/09 e 28/09, em ambos os dias às 17 horas. Cada encontro terá a duração de cerca de 1 hora.

 

Ficou interessado? Clique no botão abaixo e inscreva-se agora mesmo:

 

 

 

Cartilhas, notícias e orientações

 

 

 

Reajuste para contratos coletivos -30 vidas (RN 309)