Ouvidoria   

PCR, teste rápido, autoteste… Entenda as... Coronavírus

5 receitas de lanches rápidos e fáceis para... Alimentos do Bem, Coronavírus, Filhos e Gestação, Saúde do Homem e da Mulher

Preparamos dicas de séries, músicas e podcast Coronavírus, Equilíbrio | Saúde Emocional

Dor no braço depois da vacina? Aprenda a aliviar as reações mais comuns

Aplicação de imunizantes pode causar sintomas leves, que melhoram em 2 ou 3 dias sem necessidade de tratamento

27 de abril de 2022

Fez a vacina da gripe, ou algum outro imunizante? Ficou com dor no braço? Saiba que isto é comum. As reações que mais acontecem depois de se imunizar contra a gripe, por exemplo, são dor no braço, um vermelhidão ou inchaço no local da aplicação.

Outras reações frequentes são febre, dor muscular e dor de cabeça, que podem acontecer logo após a aplicação ou alguma horas depois.

Geralmente, essas situações passam entre 1 e 3 dias sem a necessidade de nenhuma intervenção. Porém, algumas ações simples ajudam a aliviar as reações mais comuns:

Veja como aliviar as reações mais comuns causadas pela vacina da gripe:

Dor no braço

É a reação mais comum. É normal haver vermelhidão ou inchaço no braço onde é realizada a vacina. Esta reação pode aparecer e desaparecer entre 1h e 72 horas após a vacina.

E como aliviar esse desconforto? Aplique uma compressa fria no local. Não deve ser quente, nem gelada, mas na temperatura ambiente. No banho, é recomendado evitar também que a água quente caia diretamente no braço dolorido.

Se a dor for mais forte, a vermelhidão atinja uma área grande no braço ou a pessoa tenha dificuldades para movimentar o membro, é recomendado procurar um médico.

Dor de cabeça ou muscular

A cefaléia (dor de cabeça) ou milagia (dor muscular) podem aparecer cerca de 6 a 12 horas após a vacinação. É comum que melhore em dois dias. Além disso, algumas pessoas também podem apresentar dores nas articulações. Caso a dor seja persistente depois deste período, procure um médico.

Para aliviar a dor, pode-se fazer uso de medicamentos analgésicos como o paracetamol.

Febre

Uma febre leve, de até 38ºC, com calafrios, cansaço e sudorese é uma reação frequente. Os sintomas podem acontecer entre 6 a 12 horas após a vacinação e somem em cerca de 2 dias.

E como aliviar esse desconforto? Beba bastante líquido, fique em repouso e, se estes sintomas causarem muito desconforto, pode-se tomar analgésicos e antitérmicos, com indicação médica.

Reações mais raras

Embora seja muito raro, vacinas como a da gripe podem gerar reações mais graves que precisam de atendimento médico imediato, como febre muito alta, acima de 39ºC; coceira, urticária ou lesões de pele, que podem ocorrer por todo o corpo; inflamações em glândulas ou outras partes do corpo. Reforçamos: são reações raras, mas se houver suspeita de algo além das reações comuns, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Fontes consultadas: Ministério da Saúde, OPAS, OMS, Unimed do Brasil.