Como vai a sua saúde bucal? 10 dicas para fugir das cáries!

É um ditado popular antigo, mas faz todo o sentido: a saúde começa pela boca. ter uma saúde bucal em dia é a primeira atitude para ajudar seu organismo com a digestão e correta absorção dos nutrientes dos alimentos. Porém, os chamados problemas dentários podem causar problemas que vão muito além de um sorriso não muito legal.

E mais. Quando não tratados corretamente, bactérias e germes associados a cáries, gengivites e periodontites podem entrar na corrente sanguínea e elevar o risco de doenças cardiovasculares.

Por isso, siga as dicas desta publicação, e garanta saúde e sorriso bonitos 😉

dentista examinando paciente

A cárie é a deterioração do dente. No estágio inicial, não apresenta sintomas. Porém, sem tratamento, os sinais começam a aparecer e se agravar. Por isso, não espere a dor para marcar sua visita ao dentista.

Veja escala de sintomas da cárie e entenda melhor:

Causas da cárie

Garota utilizando o fio dental

A cárie é causada por bactérias que já estão presentes em nossa boca e se alimentam de alguns tipos de açúcar. Elas transformam este açúcar em ácidos que corroem e tiram os minerais do esmalte do dente e, em casos mais avançados, a camada debaixo dele, dentina. Assim, o surgimento de cáries é fortemente influenciado pela alimentação e os cuidados com a higiene bucal.

Porém, estudos recentes apontam também uma variável genética, que deixa alguns indivíduos mais propensos a desenvolver o problema – e tornam as visitas regulares ao dentista ainda mais importantes.

Outros problemas de saúde bucal para ficar alerta

dentista conversando com paciente

Gengivite: inflamação que provoca irritação, vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva. O uso diário de fio dental ajuda na prevenção. Para o tratamento, pode ser necessária a limpeza dentária profissional.

Periodontite: é o estágio avançado da gengivite. Trata-se de uma infecção grave que danifica as gengivas, atinge osso maxilar e a circulação sanguínea, sendo fator de risco para doenças cardiovasculares.

10 dicas para um sorriso saudável

rapaz escovando os dentes

Todos esses problemas podem ser evitados com uma boa higiene bucal. Escovar bem e passar o fio entre os dentes é o básico. Mas reunimos aqui 10 dicas para ajudar a manter seus dentes fortes.

  1. Escolha escovas macias e com tamanho de cabeça pequeno. Cerdas muito duras podem agredir a gengiva
  2. Troque sua escova regularmente – a cada 2 meses ou antes, se notar que as cerdas estão deformadas
  3. Escove os dentes, a língua e as bochechas para obter uma limpeza bucal completa
  4. Faça movimentos suaves para não gerar abrasão nos dentes e proteger a gengiva
  5. Use o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas onde a escova de dentes muitas vezes não chega
  6. Alimentação: inclua em sua dieta alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã e verduras em geral. Eles estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca
  7. Reduza o consumo de refrigerantes. Os açúcares e ácidos presentes na composição agridem os dentes e o esmalte dental. Se consumir, aguarde 30 minutos para escovar (conforme a dica 1)
  8. Beba bastante água. Ela ajuda a limpar a boca e promove a salivação
  9. Visite o seu dentista regularmente, de preferência a cada seis meses
  10. Algumas pessoas devem esperar cerca de 30 minutos ou mais após as refeições para escovar os dentes. Esse tempo é importante para reequilibrar o PH da boca, especialmente após o consumo de alimentos mais ácidos. Essa indicação deve ser dada pelo dentista normalmente a pacientes que possuem problemas de abrasão e erosão ácida

Tomando esses cuidados, você garante a saúde da sua boca. Afinal, sorriso é assunto sério 😉

Quer receber as orientações e novidades sobre saúde e qualidade de vida que postamos neste site? Cadastre seu e-mail.

É gratuito e saudável.

E-mail:
Nome:
É cliente Unimed?
 Sim
 Não
CADASTRAR

Rua Marechal Floriano, 1578, Santa Cruz do Sul/RS
clinicadeoncologia@unimedvtrp.com.br
(51) 3713.4385

Segunda a quinta-feira: 7h30min às 12h e 13h às 17h30min
Sexta-feira: 7h30min às 12h e 13h às 16h30min
Diretor Técnico da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo: Dra. Aline Mathias | CRM 26097