25 de julho: Prevenção e cuidado para Colonos e Motoristas

* Médica Camila Dagostim Jeremias – Oncologista Clínica da Clínica de Oncologia Unimed (CRM/RS 38483)

No dia 25 de julho, lembramos anualmente daqueles que produzem e transportam os alimentos que chegam até nossa mesa todos os dias. Neste Dia do Colono e Motorista, queremos deixar um alerta importante para estes dois públicos com relação ao câncer de pele. Existem vários fatores de risco para o desenvolvimento da doença, mas o principal deles é a exposição aos raios ultravioletas do sol, sendo que as pessoas que trabalham expostas diretamente ao sol são ainda mais suscetíveis.

O câncer de pele não melanoma é o câncer mais frequente no Brasil e a cada ano são diagnosticados quase 180 mil novos casos, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Podemos dividir o câncer de pele em três tipos: o carcinoma basocelular, o mais comum, menos agressivo e com altas chances de cura; o carcinoma epidermóide, o segundo tipo mais comum e o melanoma maligno, felizmente é o menos frequente mas o mais agressivo e com maiores chances de metástases quando não for diagnosticado precocemente.

É importante que as pessoas prestem atenção e observem os seus sinais (pintas), especialmente quando eles apresentarem mudanças na cor, na forma ou no tamanho. Se isso ocorrer, a lesão deve ser analisada pelo dermatologista. Algumas pessoas com maior risco para o desenvolvimento do câncer de pele, incluindo aquelas com pele clara, ruivas, com múltiplas pintas, feridas crônicas na pele, que sangram, coçam ou não cicatrizam, devem ser avaliadas por um dermatologista periodicamente.

A melhor maneira de prevenir o câncer de pele é evitar exposição prolongada ao sol, sobretudo das 10 as 16 horas e usar o filtro solar. O uso do protetor solar é indispensável,  mesmo em dias nublados, com fator de proteção no mínimo de 30 e reaplicar a cada 2 horas. Além disso, outros cuidados são importantes e fazem a diferença: usar chapéus com abas largas ou bonés; usar óculos de sol com proteção contra os raios ultravioletas; usar roupas com filtro ultravioleta.

Incorpore esses cuidados na sua saúde e proteja a sua pele! Quanto antes começarmos, melhor!

Camila Dagostim Jeremias – Oncologista Clínica da Clínica de Oncologia Unimed
CRM/RS 38483

Quer receber as orientações e novidades sobre saúde e qualidade de vida que postamos neste site? Cadastre seu e-mail.

É gratuito e saudável.

E-mail:
Nome:
É cliente Unimed?
 Sim
 Não
CADASTRAR

Rua Marechal Floriano, 1578, Santa Cruz do Sul/RS
clinicadeoncologia@unimedvtrp.com.br
(51) 3713.4385

Segunda a quinta-feira: 7h30min às 12h e 13h às 17h30min
Sexta-feira: 7h30min às 12h e 13h às 16h30min
Diretor Técnico da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo: Dra. Aline Mathias | CRM 26097