Outubro Rosa estimula a prevenção ao câncer de mama

A campanha mundial do Outubro Rosa foi criada para lembrar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, (INCA), em 2016, quase 58 mil casos foram identificados no Brasil. Infelizmente, é um número muito representativo de casos… Por isso, a Clínica de Oncologia Unimed, os médicos cooperados e as equipes multiprofissionais da Unimed VTRP  quer trazer informação de credibilidade para estimular a prevenção nas mulheres dos vales do Taquari, Rio Pardo e Região do Jacuí.

“A prevenção e a atenção contínua com a própria saúde são as melhores maneiras de prevenção”, garante a médica Bruna Fischer Baldissera, hematologista e especialista em oncologia e Responsável Técnica pela Clínica de Oncologia Unimed.

Veja abaixo os cinco passos para cuidar da sua saúde no Outubro Rosa, e em todos os meses do ano:

– OBSERVE O SEU CORPO POR INTEIRO: NÃO ESQUEÇA DA SUA MAMA

“Orientamos a observação e cuidado com as mamas. Com todo o corpo, e com as mamas em especial. Sempre que perceber alguma alteração, procure o seu médico de referência. Mantenha em dia suas consultas rotineiras ao médico ginecologista ou mastologista. Isto pode fazer toda a diferença”, garante Bruna.

– MAMOGRAFIA

A mamografia é o exame mais indicado para diagnosticar o câncer de mama. Ela pode detectar o câncer entre um e até quatro anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas. O INCA recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos. Aquelas que se encontram no grupo de risco – com histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos – devem ser avaliadas individualmente pelo médico, que poderá solicitar o rastreamento mais cedo. Porém, a confirmação do tumor só pode ser feita por meio do exame histopatológico, realizado a partir de uma biopsia.

– PROTEÇÃO

Existem alguns hábitos saudáveis que podem ajudar na proteção contra o câncer de mama. Ter uma alimentação balanceada, praticar atividade física, evitar o sobrepeso e o consumo de bebida alcoólica são alguns deles. Mulheres que precisam fazer reposição hormonal não devem se estender no tratamento por mais de cinco anos e sempre fazê-lo com acompanhamento médico. A amamentação também é um fator de proteção contra esse tipo de câncer.

– ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Os alimentos mais indicados são os de origem vegetal e, preferencialmente, orgânicos, porque são livres de agrotóxicos. Recomenda-se também a inclusão, no dia a dia, de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, sementes e nozes, além de evitar os alimentos processados e ultraprocessados.

– AFINAL, O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

O câncer de mama é uma doença decorrente da multiplicação de células anormais nas mamas, resultando em um tumor, que pode ou não chegar a outros órgãos. O tratamento pode ser bastante eficaz quando o tumor é diagnosticado e tratado rapidamente. Raro antes dos 35 anos, o câncer de mama tem incidência maior em mulheres acima de 50 anos.

Por isso, informação e prevenção caminham juntas, para cuidar da sua saúde, no Outubro Rosa, e sempre!

  • Com informações da Unimed do Brasil
Quer receber as orientações e novidades sobre saúde e qualidade de vida que postamos neste site? Cadastre seu e-mail.

É gratuito e saudável.

E-mail:
Nome:
É cliente Unimed?
 Sim
 Não
CADASTRAR

Rua Marechal Floriano, 1578, Santa Cruz do Sul/RS
clinicadeoncologia@unimedvtrp.com.br
(51) 3713.4385 e (51) 3713.4351

Segunda a quinta-feira: 7h30min às 18h
Sexta-feira: 7h30min às 17h
(sem fechar ao meio-dia)
Diretor Técnico da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo: Dr Claidir Luis de Paoli | CRM 17421