Ouvidoria   

Veja três filmes brasileiros sobre alimentação disponíveis na internet

30 de março de 2013

Muito Além do Peso Alimentação Blog Unimed VTRP

A proposta é mostrar três vídeos sobre temas relacionados a alimentação que estão a um click de você. Fácil de ver, mas não de digerir. Eles trazem abordagens distintas sobre assuntos que fazem parte da mesma roda-viva que vivemos quando o assunto é alimentação. Obesidade infantil, doenças crônicas, lobby de indústrias, aditivos químicos, publicidade, falta de informação, desmatamento, uso abusivo de agrotóxicos, perda de fertilidade do solo, transgênicos…  

Muito Além do Peso Alimentação Blog Unimed VTRP 2

Muito além do peso Obesidade, a maior epidemia infantil da história. “Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças” Jamie Oliver Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade. O documentário discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.  

O Veneno está na mesa Alimentação Blog Unimed VTRP

O Veneno está na mesa O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A ideia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.  

A engrenagem Alimentação Blog Unimed VTRP

A Engrenagem A discussão sobre o veganismo e seus benefícios ao meio ambiente e ao futuro é extensa e muito mais complexa do que simplesmente parar de comer carne. Envolve a diminuição da poluição atmosférica, a preservação de recursos vegetais e hídricos, e muitas outras questões. Numa linguagem descontraída, o filme tem a participação voluntária da modelo e apresentadora Ellen Jabour e do ator Eduardo Pires, ambos vegetarianos, e tem o objetivo de alertar e levantar algumas questões como “Você já se perguntou de onde vem nossa comida? Quais os impactos que ela nos traz? A Engrenagem responde.   Via Super Interessante  

Categoria: #CuidarDeVocê