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Saúde

Veja como intensificar a ingestão de cálcio

Saiba mais sobre a importância do cálcio para o organismo e observe se a sua dieta tem contribuído para o consumo e absorção deste mineral

Desde os primeiros anos de vida somos incentivados a ingerir alimentos ricos em cálcio, popularmente o leite e seus derivados costumam ser os mais indicados. O estímulo para a ingestão de cálcio ocorre porque o mineral tem participação fundamental no crescimento, na formação e manutenção dos ossos e dos dentes e também atua positivamente na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos, na contração e relaxamento muscular, além de influenciar no ritmo cardíaco. Todas essas funções fazem com que o cálcio seja indispensável na dieta diária, em todas as fases da vida.

 

Blog_Unimed_leite_cereais

 

Porém, existem formas de potencializar o consumo e a retenção deste mineral, que vão além da ingestão de opções ligadas ao leite.É isso mesmo. Elas estão listadas na ilustração abaixo.

Mas, você sabia que existem alimentos que prejudicam a absorção da substância no organismo? É o caso do ácido oxálico, presente em alimentos como espinafre, acelga, berinjela e beterraba. Isso não quer dizer que estes itens não podem ser consumidos, mas sim, que devem ser evitados em uma refeição em que haja alimentos fontes de cálcio.

 

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• Acrescente no café da manhã alimentos que são enriquecidos com cálcio, como alguns cereais, sucos de frutas e pães. É importante observar a tabela nutricional constante na embalagem do produto para saber se contém cálcio;

• Ingira uma porção de nozes, castanhas ou amêndoas sempre que possível, elas são ricas em cálcio;

• Reduza a ingestão de cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Ambos inibem a absorção de cálcio e devem ser consumidos com moderação;

 

Blog Unimed salada de brócolis

• Inclua diariamente uma porção de brócolis, alface, repolho ou couve no almoço ou jantar. Polvilhe as saladas com sementes de gergelim, elas também são fontes de cálcio;

• Se você tem intolerância à lactose, opte por iogurtes e queijos sem lactose, estes produtos também têm cálcio em sua composição;

• Fique exposto ao sol todos os dias, de 10 a 15 minutos, antes das 10h e após às 16h, para fixar e ativar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio no organismo.

 

Com informações do Portal Unimed

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