Ouvidoria   

Um ano sem sabonete: extremismo verde ou bom senso?

25 de fevereiro de 2013

Um ano sem sabonete Blog Unimed VTRP (2)

Sean Bonner, blogger do prestigiado portal BoingBoing, escreveu recentemente sobre um experimento que ousou fazer no ano passado: tomar banho sem sabonete nem xampu. E qual foi o resultado? Ele adorou a experiência.

Ao contrário do que pode pensar a maioria das pessoas, Bonner garante que não apresentou maus odores nem sentiu falta do xampu. A textura de sua pele melhorou sensivelmente e seu cabelo ficou mais maleável. Segundo o blogueiro, ele só usou xampu uma vez, sem saber, em um salão de cabeleireiro, e depois sentiu que o cabelo ficou mais seco e difícil de domar durante vários dias.

A explicação para o suposto êxito deste experimento é que nossa pele possui óleos naturais que regulam a umidade e seu estado geral, e os sabonetes os agridem. Pensando por este lado, não é difícil acreditar que suspender o uso de produtos químicos sobre a pele (tanto do corpo como do couro cabeludo) possa gerar bons resultados.

É claro que os preconceitos e os hábitos consagrados culturalmente fazem com que tais experimentações pareçam demasiado “hippies” para ser levadas a sério. Mas o fato é que o uso de produtos químicos está fora de controle, e não é exagero nem ilógico nos perguntarmos se não está na hora de voltarmos às origens.

O lado verde da questão? Simples: os produtos químicos nos sabonetes e xampus contaminam os cursos d´água, além de aumentar nossa exposição a substâncias tóxicas.

Um ano sem sabonete Blog Unimed VTRP (1)

Via Descubra o Verde