Ouvidoria   

Sustentabilidade desde cedo

29 de julho de 2015

Precisamos pensar no hoje visando um amanhã de qualidade para os filhos e gerações futuras. Mas, para que eles possam viver bem e tenham um meio ambiente agradável, é preciso colocar a mão na massa. E nada mais prazeroso e educativo do que ensinar os pequenos a cuidar do local onde vivem. Atitudes básicas e simples são capazes de contribuir para um amanhã mais digno.

Um passo importante é ensinar as crianças a não jogar embalagens nas ruas. Mostre que é importante carregar junto de si até encontrar uma lixeira. Explique que o papel colocado no chão pode causar consequências, como alagamentos.

Blog-Unimed-VTRP Atitudes sustentáveis

Aproveite os momentos que tem em casa para ensiná-las a reciclar o lixo. Leve-as ao supermercado e troque as sacolas plásticas por modelos retornáveis, que são ecologicamente corretos. Mostre também que não se deve deixar torneiras abertas ou pingando. Ensine que os banhos não devem ser demorados. As crianças aprendem com enorme facilidade, basta ter paciência e explicar a elas o porquê determinadas atitudes sustentáveis devem ser seguidas.

Toda a explicação deve ser feita em uma linguagem simples, respeitando a faixa etária de cada uma delas. Quanto antes você começar a ensinar, mas cedo elas colocarão em prática o que aprenderam. É importante mostrá-las o lado negativo das atitudes anti-ecológicas como, por exemplo, os rios poluídos, as ruas sujas de lixos e as queimadas. Isso fará com que elas diferenciem o que é certo do que é errado.

Lembre-se que as crianças imitam os adultos em suas atitudes e palavras, sendo assim,seja um exemplo para que estas aprendam o processo de sustentabilidade.

Blog-Unimed-VTRP Moda Sustentável Crianças

Moda ecológica

E, se além de cuidar do planeta com pequenas atitudes, as crianças soubessem que as roupas que estão utilizando também são sustentáveis? Pois a pediatra Ana Paula Aguiar Ferraudo deu o primeiro passo para que isso fosse possível. Ela desenvolveu a Gruta da Cuca, uma empresa que produz roupas ecológicas para crianças.

As roupas são preocupadas em não prejudicar o desenvolvimento das crianças, além de serem feitas apenas com materiais sustentáveis, como malha PET reciclado, tecido de aproveitamento de retalhos e também algodão orgânico.

Segundo o site, cada camiseta é produzida com fibra de poliéster e recicla, em média, de duas a três garrafas PET. A cada metro de tecido desenvolvido são retiradas da natureza oito garrafas PET e 480 g de resíduos têxteis, já que o processo de confecção dispensa o uso de produtos químicos, água e elimina a zero o carbono no ambiente.

Mais do que um tecido sustentável, a Gruta da Cuca também se preocupa com o que é enviado para seus clientes. A TAG (etiqueta) geralmente é descartada após a compra. Pensando na redução do lixo, as embalagens são reaproveitáveis e a etiqueta é produzida em papel semente que, após molhado e plantado, germina.

Blog-Unimed-VTRP Brinquedos sustentáveis

Brinquedos sustentáveis

Os brinquedos também podem ser produzidos pelos pequenos. Tampas plásticas, caixas de fósforos, caixas de papelão, rolos de papel higiênico e outros tantos materiais podem ser utilizados na confecção de brinquedos, basta utilizar a imaginação. Dominó, sapata, casas de boneca, carrinhos, fantoches, entre outros, podem surgir do que iria fora.

Basta usar a imaginação!