Ouvidoria   

Sugestões para economizar água em seu quintal

28 de fevereiro de 2013

Com o foco em aparelhos de água eficientes e outras formas inteligentes para conservar a água dentro de casa, é fácil esquecer o quanto deste recurso é consumido nos quintais e jardins.

A água usada na área externa é 30% do consumo total da casa, e esse número pode subir ainda mais em regiões mais secas. É por isso que tomar o tempo para reduzir o uso de água externa é uma parte importante para deixar sua casa mais sustentável.

Economizar agua forma simples blog unimed vtrp 3

Instale um barril para captar água da chuva

A melhor maneira de economizar água no seu quintal ou jardim é instalar um barril de chuva. Coloque o barril reciclável sob uma calha ou outro sistema de drenagem para captar e armazenar água para uso posterior. Alguns deles têm torneira sendo assim fácil de anexar uma mangueira. Se você fixar o barril diretamente da sua calha, coloque um filtro para evitar transbordamento.

Seja esperto com a irrigação

O melhor método para molhar jardins, gramados, árvores e arbustos é com uma mangueira giratória ou sistemas de irrigação por gotejamento: estes tipos de mangueiras gotejam lentamente a água sobre o solo. Elas irrigam diretamente onde é necessário. Este tipo de mangueira necessita menos água do que um sistema de aspersão, que pode utilizar quase dois mil litros de água em duas horas.

Use sabiamente os borrifadores

Se os borrifadores são sua única opção, certifique-se de usá-los da maneira mais eficiente possível. Aponte-os para o local exato para evitar o desperdício de água em superfícies não absorventes, como calçadas, e só execute-os quando o sol estiver baixo para minimizar a perda por evaporação. Você também pode instalar sensores que impedem que os aspersores liguem na chuva.

Saiba quando o seu quintal precisa de água

Utilize uma chave de fenda ou pá pequena para testar o solo em seu jardim: se os primeiros dez centímetros estiverem úmidos, não é necessário regar. A maioria dos gramados só precisam de água uma vez por semana no verão e muito menos no inverno.

Plante espécies nativas resistentes à seca

As plantas evoluíram durante milhões de anos para se encaixar perfeitamente em seu ambiente, por isso, se você vive em um clima seco, as plantas nativas são uma de suas melhores armas contra desperdício de água. Plantas resistentes à seca, como cactos e alecrim podem reduzir a quantidade de água necessária em seu quintal, portanto verifique com os paisagistas locais para encontrar as melhores plantas para a sua área.

Organize as plantas por necessidade de água e no local certo

Coloque plantas que necessitam de mais água, em conjunto, em áreas mais baixas para fazer a rega fácil e eficiente, e as plantas mais resistentes do grupo em lugares mais secos como zonas mais arejadas ou declives.

Ventile seu quintal

Arejar seu gramado irá ajudá-lo a absorver a água rapidamente e reduzir o escoamento, especialmente se seu gramado tiver muito movimento ou se tem um solo compactado como argila.

Substitua a grama

Se você mora em uma área propensa à seca, pode ser mais fácil ‘se livrar’ dos gramados que necessitam muita água. Você pode substituir a grama por plantas de baixa manutenção e cascalhos. Se você não quiser se livrar de seu gramado inteiro, tente montar um paisagismo em torno de sua casa, árvores, ou entrada de automóveis com pedrinhas.

Economizar agua forma simples blog unimed vtrp 2 Cubra com folhas seu jardim e arbustos

Esta é uma ótima maneira de manter seu consumo de água baixo, porque ele retém a umidade sob o solo onde ela é mais necessária. Espalhe pedaços de madeira, palha, compostos, ou folhas em seu jardim ou em volta da base das árvores e arbustos para ajudar o solo a reter água. Como um bônus adicional, a cobertura irá ajudar a evitar a erosão e também irá fornecer os nutrientes extras quando ela começa a se decompor.

Mantenha a manutenção da sua piscina em dia

Verifique se há vazamentos em torno de bombas, filtros e tubos e cubra a piscina para evitar a perda por evaporação.

Via Green home.