Ouvidoria   

Solidariedade em ação: aqueça o inverno de quem mais precisa

25 de junho de 2015

O inverno já chegou. Em busca do aconchego, fazemos de tudo para permanecer quentinhos, seja com o auxílio de roupas ou mesmo embaixo das cobertas. Muitas pessoas, porém, não têm a mesma sorte. Estão em situação de vulnerabilidade social, sofrendo com o frio. Para amenizar essa situação, diversas campanhas estimulam a arrecadação de agasalhos, principalmente nos estados da região sul do país, onde as temperaturas são ainda mais baixas. No RS, a campanha iniciou no dia 1º de junho, com o tema “O Rio Grande do Sul vai desfilar solidariedade”. Todos os 497 municípios gaúchos foram convidados a se engajarem na ação. A meta é unir esforços e ajudar as pessoas. A maioria dos itens pedidos – roupas, agasalhos, sapatos, cobertas, entre outros – estão em desuso no guarda-roupa e podem ser úteis para suprir a necessidade básica de alguém que deseja enfrentar o inverno com mais segurança e dignidade. Por isso a ajuda de todos é fundamental para o sucesso da campanha. Blog Unimed_aquecer coração E você? Já pensou em contribuir com esta bela atitude e fazer o inverno de outra pessoa mais quentinho e feliz? Trouxemos algumas dicas que podem te ajudar na hora de separar os itens para doação. Confira:

  • No momento de separar as peças, coloque-se no lugar das pessoas que vão receber a doação. É muito provável que você já tenha passado pela gostosa situação de ganhar algo – roupas de uma prima mais velha, peças que não servem mais para os filhos de uma amiga, entre outros. Essa é a sensação que você vai passar para os outros.
  • Itens inutilizáveis para você, como um casaco que não veste muito bem ou uma calça que está fora de moda, podem gerar essa boa sensação e amenizar uma necessidade real de sobrevivência. Lembre-se que separar blusas, casacos, calças, pijamas, meias e cachecóis podem amenizar o frio de adultos e crianças.
  • Outra questão que precisa ser observada é a qualidade das roupas. Todas elas devem estar em bom estado de conservação e perfeitas para o uso. Por mais que estejam inteiras, elas também precisam estar limpas no momento da entrega. Separe um tempinho para lavá-las. A maioria das roupas doadas não estão em uso e podem ficar com aquele cheirinho de guardadas.

  Blog Unimed_Doação Como doar? A doação dos itens é bem fácil. Procure a secretaria de assistência social do seu município ou ainda as instituições de caridade que promovem a Campanha do Agasalho. Geralmente, diversos estabelecimentos comerciais como supermercados e lojas, além de igrejas e estabelecimentos públicos, como a prefeitura, são postos de arrecadação. Seja solidário e participe!   Desapegue e organize o guarda-roupa Há quanto tempo você não separa uns minutos para avaliar os itens que compõem seu guarda-roupa? Se a resposta for “mais de seis meses”, acredite, destinar um momento para essa tarefa pode ser mais útil do que você imagina. Essa iniciativa pode evitar correrias, facilitar a escolha das roupas para o dia a dia, além de liberar espaço no armário e ajudar a quem precisa. Desapegar e organizar as roupas pode antecipar um jantar romântico, uma reunião de negócios, um café com os amigos e tantos outros compromissos. Para isso, separamos três dicas para esse momento que deve ser realizado sempre que achar necessário. Você perceberá que não é preciso destinar inúmeras horas para essa tarefa. Blog Unimed_Arrumaçao roupeiros Desuso – abra o armário e pare para avaliar há quanto tempo você não usa cada uma das peças. Se no último ano ela ficou de lado, é muito provável que ficará ao longo do próximo também. Além disso, tenha ainda mais rigor com as roupas que não servem mais, guarde apenas as que se adaptam ao seu corpo. Se o objetivo for estímulo para emagrecer, escolha somente uma peça. Combinações – peças com preços ótimos e adquiridas no momento da empolgação estão entre os principais itens que acabam esquecidos no armário, principalmente por não combinar com nenhuma outra peça. Se as roupas estão em ótimo estado, você pode separá-las para doação ou tentar vender em brechós online. Experimente – mesmo quando as peças estão em desuso no armário, o apego emocional acontece. Depois de ver o que não está sendo usado, experimente as peças que você separou. Elas não vestiram bem, não fazem parte do seu estilo ou você não consegue imaginar vestindo-as? Então é o momento ideal de repassá-las para quem precisa. Depois de terminar a missão desapego, é hora de inserir alguns critérios de consumo para as próximas aquisições de roupas e calçados: comprar quando estiver precisando de uma peça específica; adquirir peças que combinem com, pelo menos, três outros itens que você já possui; comprar roupas semelhantes com as que você já sabe que vestem bem. E então, vamos começar? Separe alguns minutos do seu dia, alimente seu espírito solidário e faça o inverno de muitas famílias mais feliz e aquecido!  

Categoria: #CuidarDeVocê