Ouvidoria   

Saiba mais sobre a Lesão por Esforço Repetitivo, a famosa LER

04 de maio de 2016

F7EA2F1D7774E0402E0211291D

 

Se você costuma fazer movimentos repetidos, não tem o hábito de sentar com uma postura adequada ou passa muito tempo em uma mesma posição, a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) pode estar batendo à sua porta. O problema tem atingido cada vez mais pessoas e está relacionado, principalmente, a atividades no ambiente de trabalho.

   

Causas

Força excessiva, repetição, postura incorreta dos membros superiores, compressão mecânica, pela força excessiva e posturas incorretas de membros superiores. Além disso, a LER é geradora de problema como tenossinovite, tendinite e a bursite, principalmente nos membros superiores, bem como lombalgias (dores nas costas), devido às más posturas nos postos de trabalho e nos vícios posturais.

Sintomas

Seus sintomas são dor, fadiga localizada, perda de força, dormência do membro atingido, edema (inchaço) de extremidades, sensação de peso no membro e redução ou perda da sensibilidade.

   

Como prevenir?

A ginástica laboral é um dos programas mais eficazes no combate à LER. Ela proporciona sensação de bem-estar e disposição no trabalho, diminuição do absentismo. Atrelado a isso, aumenta a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência. Juntando-a com um comitê de ergonomia e um processo bem elaborado de conscientização, os riscos do problema ficam bem reduzidos.

Ilustrações: Rodrigo Leão

 

Categoria: #CuidarDeVocê