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Redes sociais ajudam pacientes e familiares na luta contra o câncer

30 de outubro de 2014

O câncer de mama tem 95% de chances de cura se detectado em estágio inicial. As redes sociais são de extrema importância pois são instrumentos de comunicação para levar informações sobre prevenção, assim auxilia na redução das mortes pela doença. A primeira Rede Social Brasileira totalmente voltada ao intercâmbio de informações entre pacientes com câncer e seus familiares foi a Meu Oncoguia. De acordo com a Dra Luciana Holtz, psico-oncologista, especialista em Bioética, presidente do Instituto Oncoguia e idealizadora da rede social, o Meu Oncoguia surgiu para atender um pedido constante dos visitantes do portal, um espaço onde pacientes e familiares pudessem compartilhar suas histórias, suas experiências, reações e sentimentos frente à doença.   O Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com a *ONG Suzan G. Komen for the cure®, criaram o Quiz da Prevenção, uma forma interativa e dinâmica de testar os conhecimentos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. As redes sociais têm sido uma das principais plataformas da Fundação do Câncer para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de adoção de hábitos saudáveis – que incluem alimentação balanceada, prática de atividades físicas regulares, e excluem o cigarro e o álcool – e para a arrecadação de recursos. Muitas empresas têm sido parceiras da Fundação com patrocínio a pesquisas e grandes eventos de mobilização.     A modelo Flavia Flores foi diagnosticada com câncer de mama e depois de chorar por dez dias decidiu que não iria passar pelo tratamento com cara de doente, agora ela compartilha informações sobre o tratamento e dicas no Quimioterapia e Beleza.  

Campanhas com personagens infantis

Cancer Blog Unimed VTRP 2

 

Após uma campanha via Facebook, que pedia o lançamento de uma Barbie sem cabelos, em prol de meninas e mulheres que perdem os fios em decorrência de tratamentos contra o câncer, a Mattel decidiu doar bonecas carecas para hospitais e centros de tratamento da doença nos Estados Unidos e Canada.

Outra imagem bastante divulgada nas redes sociais foi a das princesas Disney sem os cabelos, a fim de devolver a autoestima de meninas e mulheres que perdem seus cabelos e tratamentos de quimioterapia.

 

Cancer Blog Unimed VTRP 1

 

Categoria: #CuidarDeVocê