Ouvidoria   

Receitas para Ceia de Ano Novo

30 de dezembro de 2015

As festas de fim de ano, na maioria das vezes, estão distantes da alimentação saudável, pois é nesta época do ano que as pessoas cometem exageros à mesa. Aqui vão algumas dicas para se ter um cardápio mais saudável para as festas:

Ceia Ano Novo  Lombo de Porco com Ameixas Pretas Blog Unimed VTRP

Lombo de Porco com Ameixas Pretas Ingredientes: 2 Kg de lombo suíno 1 dente de alho bem socado 1 folha de louro 1 cebola grande picada ½ copo de vinho branco seco 250g de ameixas pretas sem caroço 1 colher de sopa de manteiga ou margarina culinária 1 a 2 colheres de sopa de óleo de canola Sal e pimenta do reino a gosto Modo de preparo: Tempere o lombo com sal, a pimenta, o alho, o óleo, o louro e o vinho branco. Deixe macerando durante mais ou menos 2 horas, depois deste tempo corte o lombo em 2 partes iguais, no sentido do comprimento. Arrume as ameixas pretas em cima de uma das partes do lombo e cubra com a outra parte. Amarre-o bem com linha, unte bem com manteiga ou margarina, coloque numa assadeira e leve ao forno quente. Asse mais ou menos por 1h30 ou até que fique dourado, retire do forno, tire a linha e corte em fatias. Decore com farofa de sua preferência.  

Ceia Ano Novo Salpicão de Frutas Blog Unimed VTRP

Salpicão de Frutas Ingredientes: 100g de peito de peru 1 xícara de abacaxi picado 2 colheres de passas de uva 2 colheres de sopa de palmito 1 xícara de melão picado 1 xícara de morango picado 1 xícara de cenoura ralada Alface ou rúcula picados ou rasgados Cheiro verde a gosto 2 colheres de chá de vinagre 2 colheres de sopa de molho de soja ½ xícara de maionese light Modo de Preparo: Numa tigela grande, misture bem o abacaxi, a passas de uva, o palmito, as frutas e a cenoura. Corte o peru em tiras ou cubos e misture. Tempere com vinagre e molho de soja e acrescente a maionese light. Sirva sobre as folhas verdes e leve à geladeira.  

Ceia Ano Novo Arroz Selvagem Blog Unimed TRP

Arroz Selvagem Ingredientes: 1 xícara de chá de arroz integral 1 xícara de chá de arroz selvagem 2 colheres de sopa de cebola picada 1 dente de alho Óleo de canola Sal a gosto 1 xícara de chá de milho verde 1 xícara de chá de ervilha ½ xícara de chá de nozes picadas Modo de preparo: Coloque o óleo de canola, o alho, e a cebola numa panela até dourar. Após acrescente o arroz integral e o selvagem. Deixe dourar e acrescente 6 xícaras de água quente ou até que o arroz fique cozido. Em uma vasilha misture o arroz, a ervilha e o milho e as nozes picadas. Decore e sirva.  

Ceia Ano Novo Torta de Chocolate Blog Unimed VTRP

Torta de Chocolate Ingredientes: Massa: 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo 2 colheres de sopa de margarina light 2 colheres de sopa de creme de leite light 1 pitada de sal 1 colher de chá de fermento em pó 2 colheres de sopa rasa de açúcar light Mousse: 1 xícara de chá de creme de leite light 1 xícara de chá de chocolate meio amargo picado 1 colher de chá de essência de baunilha 4 claras 4 colheres de sopa de açúcar light ou adoçante em pó para forno e fogão 1 colher de sopa cheia de gelatina em pó sem sabor Para enfeitar: Raspas de chocolate meio amargo ralado Modo de Preparo: Coloque numa tigela o fermento e a farinha de trigo. Adicione a margarina, o creme de leite light, o açúcar light e o sal. Misture até a massa soltar das mãos, deixando descansar por cerca de meia hora na geladeira. Abra a massa em uma fôrma de fundo falso. Fure com o garfo e asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 15 minutos. Coloque o creme de leite, o chocolate e a baunilha em um refratário médio e aqueça em banho-maria ou microondas. Bata as claras em neve e junte o adoçante em pó. Dissolva a gelatina em 5 colheres de sopa de água fria e aqueça em banho-maria. Misture com as claras e o creme de chocolate. Despeje sobre massa assada e leve à geladeira, por cerca de 2 horas, ou até firmar. Retire da fôrma e sirva.  

Categoria: #CuidarDeVocê