Ouvidoria   

Projeto transforma armas em instrumentos musicais

14 de março de 2013

O artista mexicano Pedro Reyes já tem um histórico de engajamento social no seu país, ajudando em campanhas de desarmamento do governo mexicano. Por isso mesmo, foi chamado para intervir na destruição de armas militares confiscadas pelas autoridades mexicanas, transformando-as em inacreditáveis instrumentos musicais no projeto “Imagine: performance musical”. Ao todo são 50 instrumentos que funcionam mesmo, que vão desde flauta até guitarra e bateria. O resultado foi um som paradoxo, onde o artista, junto com outros 6 músicos, conseguiu tirar um belo som a partir de armas que antes ecoavam o som da destruição.

Armas se transformam em instrumentos musicais Blog Unimed VTRP 6Armas se transformam em instrumentos musicais Blog Unimed VTRP 1Armas se transformam em instrumentos musicais Blog Unimed VTRP 2Armas se transformam em instrumentos musicais Blog Unimed VTRP 3Armas se transformam em instrumentos musicais Blog Unimed VTRP 5

Em 2008, no projeto Palas por Pistolas o artista derreteu 1527 armas de fogo que foram pedidas para a população. Dentre elas, 40% eram armas de alta potência que foram levadas para uma zona militar, onde foram esmagadas por um rolo compressor em um ato público. Sendo assim, as peças foram levadas para fundição e com esse material, foram fabricadas 1527 pás.

Mas por que pás?

As pás foram distribuídas a uma série de instituições de arte e em escolas públicas, onde adultos e crianças tiveram a belíssima missão de plantar 1527 árvores com as pás que antes, eram armas.

Essa era uma importante mensagem de como um agente da morte, pode se tornar em um agente da vida, de acordo com o artista.