imgTopo Contato separador btnPesquisa
Cuidar

Preserve o meio ambiente com pequenas atitudes

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo, que reduz o impacto sobre o meio ambiente.

As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos, grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa podem ser reaproveitados. Mais do que isso: a reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo.

 

Blog Unimed_Tamanho_Padrão_Imagem

 

Mas, você sabe o que pode ser reciclado dentro de casa? Entra nesse processo todos os itens que poderão retornar à cadeia produtiva e virar outros produtos, como jornais, revistas, caixas de papelão, garrafas plásticas, recipientes de limpeza, latas, embalagens, entre outros.

Para contribuir com o meio ambiente, alguns cuidados devem ser tomados no momento da separação do lixo. O primeiro deles é não misturar recicláveis com orgânicos. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lembre-se também de lavar e secar as embalagens antes de colocar nos coletores indicados.

Os papéis devem estar secos, podendo estar dobrados, mas não amassados. Os vidros quebrados, bem como outros materiais cortantes, devem ser embrulhados em papel grosso (do tipo jornal) e colocados dentro de uma caixa identificada, a fim de evitar acidentes.

 

Blog Unimed VTRP Consumo Consciente

 

Consumo consciente

Mais do que separar o lixo doméstico, vale refletir antes de adquirir um produto. Nas compras, prefira sempre as embalagens mais simples e recicláveis, como o papel. Verifique se ela é sustentável (aquela que não agride o meio ambiente), ou se pode ser reciclada. Se não tiver opção, desmonte-a, separando as partes de metal, plástico e vidro.

Se puder, dispense as sacolas plásticas e substitua estes modelos por outros que possam ser reutilizados e que não agridem o meio ambiente, como as sacolas de pano. Elas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou mesmo nos supermercados.

Planeje o que fazer com seus resíduos e não os misture transformando-os em lixo. Todo lixo seco poderá ser separado novamente, identificado e ter uma destinação final adequada.

 

Blog Unimed VTRP

 

Lixo orgânico pode virar adubo

Em um mundo onde o desperdício é cada vez mais intolerado, a prática da compostagem vem ganhando adeptos. Pode até parecer estranho, mas é possível fazer isso em casa. O método simples consiste em transformar restos de alimentos em adubo, que pode ser usado, por exemplo, em uma horta doméstica ou mesmo nas plantas do seu jardim.

Conforme especialistas, a compostagem é um processo biológico e aeróbio em que micro-organismos (bactérias e fungos) e os macro-organismos (minhocas e centopeias) são os responsáveis pelo processo de transformação do alimento em adubo de excelente qualidade, a um custo muito baixo.

A compostagem doméstica é um passo significativo para a sustentabilidade, pois evita desperdiçar um recurso perfeitamente reutilizável. Investir na prática reduz os resíduos orgânicos e, de quebra, as emissões de dióxido de carbônico (CO2).

 

Reaproveite ao máximo os alimentos

Após as refeições, a grande maioria das pessoas joga fora o que sobrou da comida. Isso acontece também após o consumo de frutas e demais vegetais. Porém, já é cada vez mais comum a ideia de que esses resíduos, que iriam para o lixo, podem ser aproveitados de diversas maneiras. Confira algumas dicas de reaproveitamento do site eCycle:

 

Limpe a parte interna da chaleira:

Sabe quando a parte interna da chaleira fica muito escura? Para limpar, encha-a com água e um punhado de cascas de limão e ponha-a para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e deixe descansar por uma hora. Na sequência, é só escorrer e lavar bem;

 

Espante os mosquitos:

Use um daqueles velhos aparelhos repelentes de insetos que são ligados na tomada e substitua o tablete convencional por um pedaço de casca de laranja ou por alguma outra fruta cítrica qualquer;

 

Faça “batatas fritas” assadas:

Misture cascas de batata com bastante suco de limão e azeite. Espalhe as cascas de batata em camadas em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 400 graus, mexendo de vez em quando até dourar (cerca de dez minutos). Tempere a gosto;

 

Crie o seu próprio azeite saborizado:

Triture cascas de frutas cítricas com um pilão (em um vaso de metal ou de madeira) com um pouco de óleo. Coloque em um frasco com mais óleo e deixe descansando por seis horas. Depois desse período, acondicione em um recipiente limpo para uso. É um ótimo preparo para temperar saladas. Experimente!

Faça sua parte e ajude a salvar o planeta!

 


Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2018.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;