imgTopo Contato separador btnPesquisa
Cuidar
Saúde

Práticas simples podem evitar acidentes com idosos

Blog Unimed prevenção de quedas 2

Há no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 21 milhões de idosos. E esse número tende a aumentar cada vez mais, já que a expectativa de vida do brasileiro hoje é bem maior do que algumas décadas atrás.

E o país – que sempre foi conhecido como uma nação jovem – começa a vivenciar essa nova realidade. Ela exige de todos nós um novo olhar. E novos comportamentos. Precisamos aprender a cuidar mais daqueles que já passaram dos 65 anos. Os tombos, por exemplo, são fator de grande risco para esse segmento da sociedade.

A coordenadora interina da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Elen Pernin, afirma que a maioria das quedas acontece dentro de casa, mas esse tipo de acidente pode ser evitado com algumas medidas preventivas muito simples.

Blog Unimed prevenção de quedas 1

Se você convive com um idoso em casa, evite encerar o chão e procure revestir o piso com tapetes de borracha. Isso irá facilitar o equilíbrio e a locomoção. Se puder eliminar alguns móveis e deixar mais espaço livre dentro de casa, melhor ainda. Isso evita que ele venha a tropeçar e cair, o que implica em riscos sérios à saúde.

As barras de apoio nos banheiros também são lembradas por Elen Pernin como um cuidado importante: ”Podem ser feitas até artesanalmente e devem estar perto do sanitário, próximas ao chuveiro e também perto da pia. Dependendo da idade do idoso e das suas condições físicas, é preciso ter também uma cadeira de apoio, para que ele possa sentar-se e levantar-se no momento do banho”, diz a coordenadora.

Outras precauções importantes para garantir a integridade e segurança dos mais velhos: todas as escadas devem ter corrimão, de forma que eles tenham apoio na hora de subir e descer. Além disso, a iluminação em toda a casa deve ser a melhor possível, pois quanto mais iluminados os cômodos forem, melhor será a locomoção.

Algumas medidas simples podem evitar acidentes:

– Evite tapetes soltos pela casa
– Ambientes mal iluminados
– Objetos ou obstáculos pelo caminho
– Calçados escorregadios
– Terreno irregular ou escorregadio
– Use corrimão para subir ou descer escadas
– Ao buscar objetos no alto evite bancos, cadeiras ou outros objetos instáveis.

 

Via Mobilização social.

 


Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2018.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;