Ouvidoria   

Poluição mata mais de dois milhões de pessoas por ano no mundo, diz OMS

12 de abril de 2013

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, mais de dois milhões de pessoas podem morrer no mundo por problemas respiratórios causados pela poluição. Para alertar sobre os riscos à saúde provocados pela baixa qualidade do ar, a agência divulgou nesta segunda-feira (26/9) um estudo que abrange cerca de 1,1 mil cidades, em 91 países (*).

No Brasil, foram considerados 68 pontos de medição em quatro estados – Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Somente as regiões de Belo Horizonte, Pontal do Paranapanema (SP) e Ibirité (MG) estão dentro do limite aceitável de poluição.

poluicao

A região mais poluída dentre as verificadas no Brasil é a metropolitana do Rio de Janeiro, com índice mais de três vezes acima do tolerável. Em segundo lugar vem Cubatão, no litoral paulista. Na sequência estão a região de Atibaia e Vinhedo (SP) e a região metropolitana de São Paulo, com quase o dobro do limite recomendado. Outras regiões como Ribeirão Preto, São José dos Campos e Sorocaba, além do Centro, Noroeste e Oeste do estado de São Paulo, também apresentam índices preocupantes, assim como Curitiba, Betim (MG) e Volta Redonda (RJ).

Indústrias e transportes motorizados estão entre os maiores poluidores tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Desde 2004, os números de pessoas que morrem de causas relacionadas à poluição vem crescendo, mas milhões de vidas poderiam ter sido poupadas se as orientações da OMS fossem seguidas.

Com este relatório, a OMS pede a implementação de políticas efetivas e o monitoramento da situação destas cidades.

Via: ONU – Organização das Nações Unidas

 

Categoria: #CuidarDeVocê