PCR, teste rápido, autoteste… Entenda as diferenças entre os testes para Covid-19
O ideal é sempre consultar o seu médico de referência antes de realizar qualquer teste
17 de fevereiro de 2022
Você sabe diferenciar os testes para a Covid-19? Pode parecer simples, mas eles têm diferenças importantes, e ajudam os profissionais a realizarem o seu diagnóstico em diferentes etapas das doenças.
Na prática, tem algum teste que seja melhor para detectar a doença? RT-PCR, teste rápido de antígeno ou sorológico… Qual devo fazer quando estou com suspeita da doença? A resposta é: depende da situação. Cada teste foi desenvolvido para detectar a presença do vírus ou dos anticorpos em diferentes fases da doença.
Por isso, o ideal é sempre consultar o seu médico de referência antes de realizar qualquer teste.
Preparamos um resumo que mostra as situações em que cada um deles deve ser realizado. Acompanhe, e fique bem informado!
RT-PCR
Como funciona?
Identifica a presença do material genético do vírus em amostras de secreção respiratória, colhidas no nariz ou garganta por meio de um cotonete longo e estéril, chamado de swab.
Em quanto tempo vem o resultado?
O processamento da amostra é feito em laboratórios especializados, e o teste demora de 30 minutos a 4 horas para ser feito, de acordo com o método, se manual ou automatizado. Normalmente, o resultado é entregue ao paciente em 24 horas. Porém, com o atual aumento da demanda no Brasil, a demora tem sido de até cinco dias.
Quando deve ser realizado?
A recomendação é que a coleta do material seja feita entre o 3o e o 7o dia após o início dos sintomas.
ANTÍGENO (TESTE-RÁPIDO)
Como funciona?
O teste rápido de antígeno tem sido importante nos últimos meses, pois acusa a infecção ativa do vírus no organismo. Ele é indicado para pessoas com sintomas em locais com muitos casos confirmados, para pessoas assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados e para quem está frequentemente exposto à doença, como trabalhadores da saúde. A coleta do material é feita por swab nasal, assim como o RT-PCR.
Em quanto tempo vem o resultado?
O resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos.
Quando deve ser feito?
A recomendação é que seja realizado entre o 1o e o 7o dia após o início dos sintomas.
OBSERVAÇÃO: É importante ressaltar que o teste de antígeno não substitui o RT-PCR, mas deve ser usado como estratégia complementar para monitorar a situação epidemiológica. Por exemplo, se o resultado der negativo, mas a pessoas seguir com sintomas persistentes, é indicado fazer o RT-PCR para confirmar ou descartar a doença. Em caso de resultado positivo no teste rápido, não é necessária a confirmação com o RT-PCR.
SOROLÓGICO
O teste sorológico, feito com amostra de sangue total, soro ou plasma, detecta os anticorpos do indivíduo conhecidos como IgM, IgA e/ou IgG.
Atualmente, este teste não é indicado para quem está doente, pois os anticorpos só são detectados de uma a duas semanas após a infecção. Ele pode ser solicitado pelas autoridades de saúde pois contribui para a vigilância epidemiológica.
AUTOTESTE
Autoteste é o nome dado ao produto em que cidadão realiza todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional, seguindo as informações das instruções de uso.
Apesar de alguns modelos já terem sido aprovados pela Anvisa, a venda ainda não acontece no Brasil.
No entanto, é fundamental entender que, mesmo quando estiverem liberados, os autotestes de pesquisa de antígeno de Covid-19 devem ser usados como triagem para permitir o isolamento precoce e a quebra da cadeia de transmissão do vírus. O diagnóstico ainda dependerá de confirmação em um serviço de saúde.
Quando estiverem disponíveis, deverão ser utilizados entre o 1º ao 7º dia de sintomas. As pessoas assintomáticas devem fazer o teste a partir do 5º dia do contato com o caso confirmado de Covid-19. Quem tiver resultado negativo e mesmo assim apresentar sintomas semelhantes aos da Covid-19, deve ser orientado, pela bula, a procurar um serviço de saúde.
A bula também deve conter, de forma simples, a forma de realização do teste.
Mais informações sobre os autotestes devem ser consultadas no site do Ministério da Saúde.
E quais cuidados quem já teve Covid-19 deve manter?
As medidas básicas de proteção devem ser seguidas por todos, inclusive para quem já passou pela doença. O ideal é seguir as 8 regras de ouro da prevenção pois elas diminuem MUITO o risco de alguém ser infectado. São elas:
- Usar sempre máscara quando estiver fora de casa.
- Respeitar o distanciamento físico mínimo de 1,5m das outras pessoas.
- Lavar as mãos frequente, e se isso não for possível, usar ácool em gel.
- Não participar de aglomerações.
- Manter ambientes bem ventilados e arejados.
- Isolar-se imediatamente e procurar orientação médica ao apresentar sintomas.
- Vacinar-se com a primeira, segunda ou terceira dose quando chegar a sua vez.
- Não compartilhar notícias falsas, as Fake News, com ninguém.
E o que eu devo fazer se tiver qualquer sintoma de gripe, Covid ou dengue?
A orientação para os clientes dos planos de saúde da Unimed VTRP é para que façam imediatamente contato com o PA Virtual 24h Unimed.
Para entrar em contato com o serviço de telemedicina da Unimed VTRP, basta acessar unimedvtrp.com.br/pavirtual e seguir o passo-a-passo.
MAIS SOBRE COVID-19
- Prevenção é o ponto
- Como se proteger da fumaça das queimadas
- Amor de quatro patas: O impacto dos pets na saúde emocional
- Sempre Contigo: confira o emocionante relato da cliente Carol 💚
- O que você precisa saber sobre a confusão de bicos na amamentação
- Confira como foi a live sobre Agosto Dourado no Instagram da Unimed VTRP
Categoria: Coronavírus