Papanicolau na saúde da mulher: saiba quando e como fazer
21 de outubro de 2022
O Papanicolau pode ser considerado um dos exames mais importantes para a saúde da mulher, ele previne o câncer de colo de útero, um dos mais frequentes na população feminina. É conhecido também como preventivo, isso porque ele detecta alterações que podem evoluir para um câncer, então, na verdade, ele não detecta o câncer em si, mas sim sinais que precisam ser apurados e tratados.
O câncer de colo de útero é um tumor lento e passa por uma fase inicial que não é maligna, possibilitando a recuperação da quase totalidade dos casos. Porém esta fase não apresenta sintomas e só é identificada através do exame.
Já deu para perceber a importância de realizar o exame conforme indicado, né?
Quando fazer o exame?
O Papanicolau deve fazer parte da rotina de exames da mulher a partir da iniciação sexual ou dos 21 anos. Ele é coletado pelo médico ginecologista e fornece um diagnóstico precoce, que aumenta muito as chances de cura.
- Se você tem mais de 21 anos, faça o exame anualmente
- Se você tem mais de 65 anos: Talvez você não precise mais fazer exames de Papanicolau.
Você pode precisar fazer o teste com mais frequência se tiver algum problema cervical ou se tiver um sistema imunológico fraco. O seu médico dirá quais os testes de que necessita e com que frequência os deve fazer.
Como é feito o exame Papanicolau
Este é um exame realizado durante um exame ginecológico regular, de curta duração, não é doloroso, mas pode causar certo desconforto. No período de menstruação não é possível realizar o Papanicolau.
Prevenção
Mesmo sendo mais atencioso com a saúde, o público feminino enfrenta alta incidência de câncer, o que requer muita informação e cuidado para possibilitar o tratamento prévio e a diminuição do número de casos.
Mantenha seus exames em dia e previna-se!
Categoria: Outubro Rosa, Saúde nas Empresas