imgTopo Contato separador btnPesquisa
Saúde

Movember: prevenção ao câncer de próstata

Confira a entrevista feita pela Unimed Fortaleza com o urologista Ariel Gustavo Scafuri. Confira informações sobre os sintomas e tratamentos do Câncer de Próstata.

 

 

Nos moldes da campanha Outubro Rosa, que divulga a importância das ações de prevenção ao câncer de mama, novembro foi escolhido como o mês dos homens se prevenirem do câncer de próstata. É o Movember – a mistura de moustache (bigode) com november (novembro) – uma ideia que surgiu em Melbourne (Austrália) em 2003 e foi copiada por vários países.

No lugar do laço rosa, bigodes tentam lembrar aos homens que é hora de fazer exames preventivos. Assim como a mamografia, os exames periódicos com um urologista podem detectar precocemente o câncer de próstata.

 

Movember 2

 

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

A Campanha Novembro Azul também alerta para a prevenção. Acompanhe a campanha pela página da Unimed VTRP pelo Facebook e no twitter pela tag #NovembroAzul.

 

 


Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2018.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;