imgTopo Contato separador btnPesquisa
Região / Mundo

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, conheça uma história de amor e magia

Hoje, 27 de novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer.  Para falar sobre a doença e destacar a importância da prevenção, trouxemos uma história inspiradora de amor, encanto e magia.

Durante o tratamento contra o câncer, a perda dos cabelos costuma ser um dos momentos mais difíceis, especialmente no caso das crianças. Foi pensando em dar a elas um pouco mais de alegria durante essa fase que a enfermeira Holly Christensen, dos Estados Unidos, teve uma ideia genial: criar perucas com penteados inspirados nas princesas Disney.

 

Blog Unimed VTRP The Magic Yarn Project

 

A enfermeira, que trabalhava com pacientes com câncer, teve a ideia após ver a filha de um amigo ser diagnosticada com a doença. Foi então que ela colocou a “mão na massa” e criou a primeira peruca. O sucesso foi tão grande entre outras meninas do hospital que ela passou a receber diversos pedidos. Surgiu assim o “The Magic Yarn Project“, ou, em português, “Projeto Fios Mágicos”.

Para dar conta do aumento na produção das perucas, que são feitas de lã e, portanto, podem ser lavadas, Holly montou uma oficina que funciona de forma totalmente voluntária. E, para dar continuidade ao projeto, ela está em busca de financiamento coletivo através do site GoFundMe. Segundo Holly, ao se sentirem como Rapunzel, Ariel, Elsa, entre outras personagens famosas, a vida das crianças ganha um pouco de sonho e magia, e o impacto é grande em relação à felicidade e ao comportamento durante o tratamento.

 

Blog Unimed VTRP Princesas

 

No site da campanha, a mensagem inicial deixa claro o objetivo do projeto:

“Dificilmente encontra-se uma pessoa cuja vida hoje não foi afetada pelo câncer. Desde a cirurgia para radiologia à quimioterapia, e os efeitos colaterais no meio, não é segredo que a luta contra o câncer é uma viagem longa e dolorosa. Embora não seja o mais grave dos efeitos colaterais, a perda de cabelo ainda pode ser muito difícil para os pacientes de câncer – especialmente para as meninas – e tratamentos de quimioterapia, muitas vezes, deixam o couro cabeludo mais sensível para perucas tradicionais. Para criar perucas para pequenos pacientes com câncer, que sejam confortáveis ​​e mágicas, os voluntários do Projeto Fios Mágicos fazem crochê com fios macios e os colocam em gorros. Em seguida, transformam tudo isso em um cabelo longo e bonito, iguais aos das princesas.

Todas as nossas perucas são livres para seus destinatários em hospitais de todo o país, para ajudar a trazer um pouco de magia em um momento muito difícil da vida dessas meninas”.

Uma história linda e inspiradora, não é mesmo?

 

Blog Unimed VTRP Princesas Disney

 

Lembre-se que a prevenção do câncer pode começar com simples atitudes do dia a dia. Conhecer os tipos de câncer, bem como seus fatores de risco, é fundamental para desenvolver hábitos eficazes para a prevenção da doença. Veja a seguir algumas dicas para prevenir-se do câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca):

– Evite bebidas alcoólicas. O álcool está relacionado com câncer principalmente na região da boca e esôfago;

– Alimente-se bem. Inclua em suas refeições vegetais e evite alimentos fritos, gordurosos e a ingestão de carne em excesso;

– Pratique atividades físicas. Pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias melhoram a qualidade de vida e protege contra várias doenças;

– Evite tomar sol nos períodos entre 10h e 16 horas. A exposição desprotegida está bastante associada aos casos de câncer de pele;

– Mulheres: realizem exames preventivos ginecológicos, exame clínico das mamas e mamografia, quando atingirem a idade adequada. O diagnóstico precoce pode salvar vidas;

– Realize exame de sangue oculto nas fezes após os 50 anos. O exame pode ajudar a diagnosticar o câncer colorretal;

– Escove sempre os dentes e procure regularmente um odontologista.

 


Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2017.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;