Ouvidoria   

No Dia de Combate à Hipertensão, saiba como evitar a doença

26 de abril de 2016

Hoje, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Essa doença é comum e afeta uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinge em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.   Blog Unimed VTRP Confira dicas simples para evitar a pressão alta   As consequências da pressão alta A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina, que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado.   Previna-se da pressão alta com dicas simples – Verifique a pressão pelo menos uma vez por ano; – Pratique algum tipo de atividade física; – Mantenha o peso ideal, evite a obesidade; – Adote uma alimentação mais saudável: pouco sal, evite as frituras e coma mais frutas, verduras e legumes; – Reduza o consumo de álcool, se possível não beba; – Evite o estresse, organize-se para ter mais tempo com a sua família, amigos e também para seu lazer.   Blog Unimed VTRP Cuidar da saúde pela alimentação   Boa saúde começa no prato Quem quer diminuir o sal da comida pode seguir algumas dicas da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Para não sofrer, a pessoa deve reduzir 25% da ingestão diária de sal por um mês. Esse é o tempo que seu paladar leva para se acostumar ao sabor. Vá reduzindo aos poucos até chegar a 5 gramas. Outras dicas valiosas:

  • Não deixe o saleiro na mesa. Contente-se com a quantidade de sal já existente na prato;
  • Use outros temperos, como limão, ervas naturais e noz-moscada.

  Evite

  • Sal, temperos prontos com sal, sopas desidratadas (pacote), caldo de carne, caldo de galinha, caldo de bacon ou caldo de vegetais;
  • Molhos prontos;
  • Embutidos, enlatados e conservas prontas;
  • Produtos industrializados contendo sódio: bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica.

  Blog Unimed VTRP Como acabar com a hipertensão   Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e consulte a cartilha que preparamos especialmente para você. Ela traz informações sobre sintomas, tratamento, medidas preventivas e estatísticas importantes sobre a doença.   Com informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão.  

Categoria: #CuidarDeVocê