imgTopo Contato separador btnPesquisa
Saúde

No Dia de Combate à Hipertensão, saiba como evitar a doença

Hoje, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Essa doença é comum e afeta uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que ela atinja em torno de 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos.

E os números vão além. A hipertensão também está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

A boa notícia é que esses índices podem ser revertidos com pequenas mudanças de hábitos. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

 

Blog Unimed VTRP Confira dicas simples para evitar a pressão alta

 

As consequências da pressão alta

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper.

Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, ocorre a angina, que pode desencadear um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), também chamado de “derrame cerebral”. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado.

 

Previna-se da pressão alta com dicas simples

– Verifique sua pressão frequentemente;
– Pratique algum tipo de atividade física – 30 minutos diários de atividades, pelo menos cinco dias por semana são essenciais para uma vida com mais qualidade;
– Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
– Adote uma alimentação mais saudável: reduza o sal, evite as frituras e coma mais frutas, verduras e legumes;
– Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
– Siga as orientações do seu médico de referência: cuidar da saúde é essencial para manter uma rotina mais leve e equilibrada;
– Lembre-se: nunca pare o tratamento! Ele é para a vida toda;
– Evite o estresse, organize-se para ter mais tempo com a sua família, amigos e também para seu lazer. Clique aqui e confira algumas dicas que podem ser úteis para aliviar as tensões do dia a dia.

 

Blog Unimed VTRP Cuidar da saúde pela alimentação

 

Boa saúde começa no prato

Quem quer diminuir o sal da comida pode seguir algumas dicas da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Para não sofrer, a pessoa deve reduzir 25% da ingestão diária de sal por um mês. Esse é o tempo que seu paladar leva para se acostumar ao sabor. Vá reduzindo aos poucos até chegar a 5 gramas.

Outras dicas valiosas:

  • Não deixe o saleiro na mesa. Contente-se com a quantidade de sal já existente na prato;
  • Use outros temperos como limão, ervas naturais e noz-moscada.

 


Dicas úteis!
Clique aqui e baixe algumas substituições simples e fáceis que podem deixar a sua comida mais saborosa e saudável!



Evite

  • Sal, temperos prontos, sopas desidratadas (pacote), caldo de carne, caldo de galinha, caldo de bacon ou caldo de vegetais;
  • Molhos prontos;
  • Embutidos, enlatados e conservas prontas;
  • Produtos industrializados contendo sódio: bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica.

 

Blog Unimed VTRP Como acabar com a hipertensão

 

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e consulte a cartilha que preparamos especialmente para você. Ela traz informações sobre sintomas, tratamento, medidas preventivas e estatísticas importantes sobre a doença.

 

 

Para ficar por dentro do assunto, assista também o vídeo da série “Viver Bem” da Unimed. Nesta edição, confira Seu Juvenal e Dona Conceição e a Hipertensão. Dê o play:

 

 

Com informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2018.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;