Ouvidoria   

Mês de prevenção do câncer de próstata

01 de novembro de 2017

Novembro é o mês marcado pela prevenção do câncer de próstata. Este é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. É ela quem produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina. Fique atento: prevenção salva vidas! Por isso, homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para realizar exames de rotina.

Post-Face-1200x900

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Prevenção

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura e diminuir o consumo de álcool. A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Para aqueles homens que tem já um histórico familiar positivo, onde existe pai, irmão, tio ou algum outro parente mais próximo que já teve a doença, é recomendado iniciar os exames preventivos ainda mais cedo, a partir dos 40 anos de idade.

Blog Unimed VTRP Descontos vacinas

Conheça o Movember

No mês de novembro de 1999, em Melbourne, na Austrália, um grupo de pessoas criou o Movember, um movimento que tem o objetivo de aumentar a conscientização masculina sobre o câncer de próstata. Para participar é muito simples, basta deixar crescer bigode e aproveitar a oportunidade para chamar a atenção dos homens, maiores de 40 anos, da importância de fazer o exame de próstata. No site você pode ver uma lista de fundações que lutam por essa causa e doar.

Quer saber mais sobre câncer, formas de prevenção e cuidados durante o tratamento? Acesse o site da Clínica de Oncologia Unimed e encontre mais informações.