Ouvidoria   

Horário de verão: cuidados para adaptação

20 de outubro de 2014

Adaptação horário verão Blog Unimed VTRP 2

 

O corpo leva cerca de 2 semanas para se adaptar ao horário de verão. A prática é adotada no país pelo fato de os dias serem mais longos nesta estação, fazendo com que as luzes permaneçam acesas por menos tempo, o que pode representar economia de energia.

A mudança só se aplica nos estados mais afastados da Linha do Equador. Para as regiões mais próximas a este ponto, os dias e noites têm a mesma duração durante todo o ano, fazendo com que a alteração seja desnecessária. Parte da população não se adapta à mudança e até sofre neste período. Algumas pessoas, no entanto, preferem o horário de verão pelo fato de a noite “chegar mais tarde”, demorando a escurecer.

O relógio biológico entra em uma fase de adaptação, durante o qual as pessoas enfrentam dificuldades em se ajustar aos novos horários de alimentação e apresentando sonolência, o que acaba por gerar déficit de atenção por algum tempo. Entre uma semana a dez dias, a maioria das pessoas consegue se adaptar.

As pessoas que menos sofrem com a mudança do horário de verão, são as que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo. Essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário.

 

Adaptação horário verão Blog Unimed VTRP 1

 

Dicas para encarar o horário de verão:

– Evite abusos alimentares e de bebida alcoólica; – Evite cafeína e bebidas energéticas à noite. Elas são usadas para ajudar a combater o cansaço, mas podem impedir mais a adaptação do nosso relógio biológico; – Não deixe de fazer exercício físico porque esta se sentindo mais cansado; – Quanto aos horários dos exercícios, prefira os momentos do dia já claro e evite a ginástica antes de dormir. – Para quem costuma praticar exercícios ao ar livre, o cuidado com o sol é muito importante. Não se deve deixar o filtro solar, mesmo entre 18h e 20h, porque os raios ultravioletas ainda estarão muito fortes; – Tente fazer cochilos rápidos de 15min a 20min após o almoço.   Que tal aproveitar essa época para se movimentar um pouquinho mais? Confira aqui os benefícios da caminhada.  

Categoria: #CuidarDeVocê