Ouvidoria   

Google Hangouts adiciona aplicativo de lingua de sinais

02 de junho de 2013

Google apresentou novos recursos de acessibilidade para o Google+ Hangouts como parte de seus esforços para trazer o serviço de vídeo conferências para novos usuários. O aplicativo da companhia, Sign Language Interpreter, permite que usuários que são surdos, ou que tem a audição comprometida, incluam seus próprios intérpretes em um Hangout. A imagem do intérprete estará localizada no canto superior direito da janela do Hangout, e automaticamente se tornará o foco da conversa quando ele ou ela fala com um usuário surdo.

A Google também lançou um conjunto de atalhos do teclado para usuários que não podem usar o mouse durante um Hangout. Agora, por exemplo, os usuários do Google+ podem deixar seus microfones mudos ao digitar o comando Ctrl+D nos PCs, ou Command+D em um Mac. Para começar um chat, é possível utilizar o Ctrl+B, ou Command+B em um Mac. Você pode encontrar a lista completa de atalhos ao digitar “?” durante um Hangout, ou na página de suporte da Google.

sli-700x312

Além das pessoas com deficiência auditiva, aqui vai uma lista de aplicativos interessantes para pessoas com problemas de visibilidade:

Mobile Accessibility: suite de programas que permitem adaptar o telefone para cegos.

IDEAL Accesibility Installer: Vários aplicativos que ajudam como KickBack, SoundBack e outros.

Shades: aplicativo que permite reduzir o brilho da tela, o que economiza a bateria.

BrailleBack: aplicativo que mescla o suporte de voz TalkBack com o braile. Ele permite a conexão de dispositivos de braille com o telefone, via bluetooth. A informação da tela do telefone é transferida e convertida em braile.

Rock Lock: reprodutor de música adaptado.

Magnify: converte o telefone em lupa.

BiggerIcons: muda o tamanho dos ícones

LCD Density Modder: reduz a intensidade do brilho da tela e torna todos os ícones maiores

Androidaccess.net Repositório de aplicativos voltados para a acessibilidade.