Ouvidoria   

Games que ajudam a treinar o cérebro

22 de maio de 2013

Conheça a Lumosity, uma empresa on-line de treinamento cerebral e pesquisa neurocientífica. Essa empresa produz games que ajudam no desenvolvimento de estudos sobre como melhorar a cognição humana. Entre esses estudos está inclusive um trabalho com 325 escolas de todo mundo para avaliar se exercitando o cérebro dos jovens 15 minutos, duas vezes por semana, eles melhoram seus rendimentos acadêmicos.

Desenvolvido por neurocientistas e lançado em 2007, o site oferece 40 jogos simples que atuam em cinco grandes habilidades como a memorização, atenção, velocidade, flexibilidade e resolução de problemas. Na plataforma, o usuário pode personalizar como deseja treinar o seu cérebro em cada uma dessas áreas. Para trabalhar a memória, por exemplo, é possível escolher entre aprender novos conteúdos com rapidez e precisão, lembrar nomes após uma breve introdução ou até mesmo memorizar a localização de objetos.

lostinmigration600

Game

Um dos games por exemplo, o Word Bubbles Rising, é indicado para exercitar a fluência verbal. Nele, o jogador é desafiado a escrever o máximo possível de palavras a partir de sílabas, distribuídas aleatoriamente em cada etapa, sílabas com duas, três e até quatro letras. O objetivo é tornar o usuário mais articulado, além de aumentar seu vocabulário. Outro exemplo é Raindrops, que usa a aritmética para ajudar os jogadores a melhorar a resolução de problemas. Nele, o usuário treina a flexibilidade e agilidade cerebral, respondendo os cálculos apresentados dentro de gotas de chuva, de maneira rápida, antes delas chegarem à superfície.

Depois de passar pelos jogos, é possível, inclusive, ver um histórico da performance do seu cérebro, baseados nos resultados combinados em cada uma das áreas. O jogador pode também comparar seu desempenho com o de outras pessoas. Qualquer usuário pode começar a jogar de graça, mas para acessar o conteúdo completo, é preciso desembolsar o valor de US$ 15, mensais, ou US$ 80, por ano.

body_of_research-36b8164c63988923b16d339dea398a11

Nas escolas

A organização, que não se considerada uma empresa de educação no sentido tradicional, após perceber que seus games estavam sendo usados por professores com seus alunos, decidiu lançar em 2011 o Lumosity Educational Access Program (Programa de Acesso Educacional Lumosity, em tradução livre). Esses educadores passaram a ter assinaturas gratuitas aos jogos. Porém, em contrapartida, precisavam contribuir fornecendo os dados dos estudantes como forma de ajudar a companhia a explorar a efetividade dos jogos em sala de aula.

Via Por Vir, mais informações no site da Lumosity.