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Cuidar

Dormir e descansar, entenda a diferença

Dormir e descansar não são a mesma coisa! Mesmo diferentes, são igualmente importantes para nosso bem-estar diário. Conheça suas diferenças:

 

Meninas ruiva dormindo em sua cama

 

Dormir

Uma boa noite de sono é fundamental para repor energias, manter o funcionamento saudável do organismo, assegurar a manutenção do peso e descansar corpo e mente.

Durante muito tempo, estudos apontaram as 8 horas de sono diárias como as ideais. Porém, mais recentemente, entendeu-se que cada pessoa tem seu ritmo e precisa de períodos diferentes de sono. Experimente descobrir qual o número de horas ideal para você!

O quarto ideal para dormir bem deve ser escuro, confortável, não muito quente e livre de todo e qualquer tipo de gadgets (televisão, computador, rádio, celular, aparelhos de ginástica, entre outros).

 

Menina morena deitada com os braços sobre o rosto

 

Evite ir para a cama de barriga muito cheia ou vazia, beber café ou outras bebidas estimulantes à noite, ficar online (com computadores ou smartphones) na cama, ou, ainda, fazer exercícios físicos de forma intensa durante a noite. Na maioria das vezes, essas atividades atrapalham o sono reparador.

Portanto, fique confortável! Beba um chá relaxante, leia, pratique meditação ou exercícios de respiração.

Além disso, experimente deitar e levantar todos os dias no mesmo horário. Acertar o nosso “relógio interno” é a melhor forma de assegurar uma boa noite de sono e um dia com mais ideias frescas e menos bocejos.

 

Descansar

O descanso também contribui não só para uma boa noite de sono,  mas também para um bem-estar geral, onde não há espaço para estresse, ansiedade e cansaço crônico. Existem inúmeras formas e momentos do dia em que é possível descansar e, assim, contribuir para um dia a dia mais saudável, presente e produtivo.

De manhã, é importante despertar da forma mais natural possível, evitando desligar incessantemente o despertador: dê um tempo para acordar devagar e se espreguiçar ainda na cama.

Evitar acessar logo o telefone, tablet, computador ou televisão quando mal saímos da cama também é importante. Antes disso, faça uma meditação ou alongamentos, tome um bom banho, desfrute de um café da manhã saudável em silêncio ou ao som de uma música que você goste.

 

Mulher dormindo no sofá

 

Aproveite a hora de almoço para comer devagar, pegar ar fresco e caminhar um pouco. Tente esquecer do trabalho por completo e almoçar com um amigos e/ou família.

Aprenda a dizer não. Às vezes, é preciso dizer não às horas extras e às saídas com os amigos. Por outro lado, ganha-se em tempo de qualidade individual, a dois, ou ainda com o núcleo familiar mais próximo.

Organize-se diante das tarefas rotineiras (como fazer compras e planear as refeições) para não ter que ir ao supermercado todos os dias, por exemplo, e assim ganhar mais tempo de descanso.

 

Rapaz deitado na cama mexendo no celular

 

Resista a tentação de passar horas a fio online. Aproveite para ver um bom filme, ler um livro ou uma revista, ouvir música ou conversar. Tudo isto ajuda a descansar o corpo e a mente.

Organize o final de semana para fazer as tarefas pendentes, mas não se esqueça de deixar tempo para descansar e fazer também aquelas coisas que você mais gosta.

Num estudo de 2014, publicado no Harvard Business Review, Scott Behson diz que começamos cada semana com 168 horas: 49 para dormir, 56 para trabalhar, 7 para imprevistos, 13 para tratar de assuntos variados/domésticos, 20 para a família/casa e23 horas de sobra! Ou seja, muito tempo para dedicar ao descanso! Faça o possívelpara incorporar algum tempo de descanso todos os dias, mesmo nos mais agitados!

 

Clique aqui e confira nossa cartilha para saber mais sobre o sono.

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