Ouvidoria   

Dicas para uma páscoa mais saudável

03 de abril de 2015

Nem de só de chocolate vive a páscoa, já falamos aqui sobre opções light dos famosos bolos de canecas e agora vamos dar algumas dicas de como ter uma páscoa mais saudável. O ideal máximo por dia de chocolate é 30 gramas, isso equivale a um bombom pequeno ou quatro quadradinhos de barra. Uma boa dica é ver o peso do ovo e dividir o número de porções.  

Blog Unimed VTRP Pascoa Mais Saudável 2

  Além do chocolate, nesta data os almoços em família também são marcados por pratos especiais. Para um feriado mais saudável é fundamental iniciar a refeição com um prato de salada verde e legumes cozidos. Receita: mix de óleos 1 colher (sobremesa) óleo de linhaça 1 colher (sobremesa) azeita extra-virgem 1 ramo de alecrim ou manjericão 1 colher (café) de orégano  

Pascoa mais saudavel blog unimed vtrp 6

  Seguindo a tradição do peixe na Sexta-Feira Santa, o bacalhau é bem-vindo por todo o seu potencial nutritivo. Rico em vitamina B1, vitamina D, sódio, magnésio, proteínas e ácido graxo ômega-3 e ômega-6 que são grandes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e é um prato muito saudável. Vale lembrar que a quantidade de carboidratos como o arroz e as batatas deve estar em equilíbrio. Outras sugestões práticas são: peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão e assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, diminuindo os inchaços no corpo. São bons acompanhamentos: arroz integral ou arroz branco com legumes (enriqueça com fibras – diminuem a absorção de gordura e aumentam a saciedade – como abobrinha ralada, cenoura em cubinhos, ervilha, etc).  

Pascoa mais saudavel blog unimed vtrp 3

  Para o domingo de páscoa, aqui vai uma sugestão de cardápio mais leve: Salada de alface americana, rúcula ou agrião, tomate cereja partido ao meio, palmito, carambola cortada em estrelas. Receita: molho de mostarda e mel 2 colheres de sopa de maionese light água o suficiente para dar ponto de molho 1 colher de sobremesa de mostarda 1 colher de chá de mel suco de meio limão e sal à gosto. Frango ou carne assada. Há quem goste de fazer novamente peixe ou carnes diferentes como cordeiro. Arroz branco, arroz com passas ou arroz com legumes.  

Blog Unimed VTRP pascoa mais saudável

  Na hora da sobremesa opte por frutas in natura ou doces de frutas, que além de serem menos calóricos são nutritivos e ricos em fibras. Aqui vale aproveitar um pouco de chocolate para a sobremesa. Para o chocolate prefira a versão meio amargo ou com uma maior concentração de cacau, já que os outros tipos de chocolates como ao leite, branco, trufado, entre outros, são preparados com muito açúcar e gorduras e quando consumidos em excesso podem trazer prejuízos à saúde. Outra boa opção é fazer biscoitos e outras receitas para as crianças que remetam a páscoa, mas que não precisem necessariamente de muito chocolate.  

Pascoa mais saudavel blog unimed vtrp 1

 

Categoria: #CuidarDeVocê