Ouvidoria   

Dicas para mobiliar a casa de maneira sustentável

03 de março de 2013

Atentas às exigências dos clientes, muitas empresas de móveis têm investido na construção de modelos a partir de materiais reutilizados. O consumidor pode assim optar pelos tradicionais, sustentáveis ou ainda pode fabricar sua própria mobília. Vejas algumas dicas para escolher a opção mais adequada para sua casa.

Casa mais sustentável móveis blog unimed vtrp4

Mesa: Usando velhos caixotes é possível fazer mesas rústicas para incrementar o ambiente. Basta escolher os mais resistentes. Há locais, por exemplo, que fazem coleção de móveis a partir de caixas usadas na apicultura.

Cadeira e poltrona: Algumas lojas dispõem de modelos de cadeira feitos com pallets.

Carpete: Ao procurar um carpete não escolha apenas o mais bonito, procure o mais eficiente. Já estão disponíveis no mercado, carpetes que utilizam materiais recicláveis e renováveis, o que reduz a dependência do uso de substâncias químicas. Este tipo de tapete é feito por placas, ou seja, um carpete modular. Alguns dos carpetes eficientes são feitos com fibras naturais e até mesmo com pneus reciclados.

Parede: Aos que gostam de deixar as paredes mais decoradas, uma opção é revesti-las com tecido feito de fibras de bambu. Além de compor um ambiente mais aconchegante é uma alternativa à pintura tradicional e ainda assegura proteção acústica, quando preciso.

Móveis diversos: Diversos móveis podem ser feitos através de madeira de demolição, proveniente de antigas construções. Para ter certeza que o móvel é mesmo de demolição repare se a madeira possui aspecto de furos de pregos ou parafusos, frisos de madeira já trabalhada ou restos de tintas. Também vigas, portas e janelas velhas podem ser reaproveitados e transformados em novos móveis.

PET: É quase impossível dizer a quantidade de móveis que podem ser feitos a partir de garrafas PET. Desde porta canetas até mesmo um sofá. Os artesãos costumam explorar bastante este material. Com ele é feito, luminária, castiçal, abajur, dentre outros objetos.

Casa mais sustentável móveis blog unimed vtrp2Casa mais sustentável móveis blog unimed vtrp3Casa mais sustentável móveis blog unimed vtrp1

Via Ciclo Vivo.