Ouvidoria   

Dia Mundial de Combate ao AVC: conheça os fatores de risco

24 de outubro de 2017

Você sabe o que é AVC? O Acidente Vascular Cerebral (AVC) – conhecido popularmente como “derrame cerebral” é uma doença que atinge milhares de pessoas todos os anos. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, a cada ano, 17 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e 26 milhões vivem com incapacidade permanente. No Brasil, ocorrem aproximadamente 400 mil casos de AVC por ano. No Rio Grande do Sul, são mais de 18 mil casos e sete mil óbitos. As sequelas ocasionadas por um AVC são muitas e incluem: paralisias, déficit sensitivo, déficit de memória e alterações comportamentais.

Para alertar a população sobre esse quadro, foi criado o Dia Mundial de Combate ao AVC, que ocorre sempre no dia 29 de outubro.

Existem dois tipos de AVCs. O Isquêmico (AVCI), mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o AVC Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

Confira, abaixo, algumas informações importantes sobre sintomas, fatores de risco e formas de prevenção. Blog Unimed VTRP Fale com seu médico   Sintomas
Entre os principais sintomas de acidente vascular cerebral estão as manifestações súbitas de:
– Dormência ou fraqueza da face, braços ou pernas (especialmente em um lado do corpo);
– Confusão, dificuldade para falar ou entender a fala;
– Dificuldade para enxergar em um ou ambos os olhos;
– Dificuldade para andar;
– Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação; – Dor de cabeça, sem causa conhecida.
Fatores de risco
Um fator de risco é algo que aumenta a probabilidade de surgir uma doença ou uma complicação. No caso do AVC, há condições que não são possíveis controlar como o avanço da idade (a doença é mais comum após os 40 anos) e características pessoais (pessoas do sexo masculino e pessoas negras exibem maior tendência ao desenvolvimento de AVC). Porém, outros fatores de risco que podem ser regulados para ajudar a vivenciar dias mais saudáveis. Separamos os principais:  
Blog Unimed Ilustracao_AVC
Compartilhe essas informações com as pessoas que você ama e ajude a salvar vidas!