imgTopo Contato separador btnPesquisa
Cuidar

Como planejar uma viagem de férias tranquila e saudável com as crianças?

O final do ano se aproxima e, com ele, as tão sonhadas férias. Neste período, nada melhor do que descansar e curtir a família, não é mesmo? Uma boa pedida nesta época do ano são as viagens. Elas costumam ser marcantes em nossas vidas, principalmente durante a infância. Viver estes momentos na companhia dos pais é um privilégio para filhos de qualquer idade. Quando bem aproveitada, a jornada traz uma oportunidade de aproximação e aprendizado.

E para aproveitar não é necessário ir muito longe. Pode ser praia, um passeio diferente em um zoológico, acampamento de férias, parques, shoppings, áreas de lazer, cinemas, clubes e tantas outras opções. Tudo depende do gosto da família.

Portanto, o primeiro passo é fazer um bom planejamento e pensar na segurança. Viajar com os pequenos não é (nem deve ser) uma empreitada cansativa.

Confira as melhores formas de viajar por aí de acordo com a idade de seus filhos:

 

Blog Unimed VTRP Viajar com as crianças

 

Entre 1 e 3 anos

Nessa idade, nenhum lugar no mundo bate a praia como destino perfeito quando o objetivo é unir diversão e descanso. Poucas coisas são tão gostosas e estimulantes quanto o vaivém de ondas no rasinho e as infinitas brincadeiras inventadas, ali mesmo na areia. Pouca roupa, chapeuzinho e muito protetor solar garantem dias de muita diversão e fotos lindas nas câmeras dos pais.

O sucesso da viagem depende de encontrar um lugar tranquilo e acolhedor.

Outro ponto que merce destaque é o horário adequado para passear sob o sol. O recomendado é antes das 10h e após as 16h, independentemente da idade das crianças. Para os bebês, especialistas recomendam, ainda, o horário entre 8h e 9h, pois a criança, embora esteja protegida, pode se sentir desconfortável em outros horários.

 

Blog Unimed VTRP Viagem com os filhos

 

De 4 a 10 anos

Nessa idade as viagens com a família são sempre comemoradas e a ordem é explorar o mundo. As crianças absorvem tudo que há de novo em cada lugar que visitam: participam, aprendem e ensinam a toda hora.

Fundamental nessa faixa etária é alimentar a curiosidade e o universo imaginário que ronda as atrações do destino escolhido. Um bom mapa, um livro de histórias ou um filme bacana e, claro, a ajuda da internet e de aplicativos vinculados ao tema da viagem criam interesses e um repertório de ideias sobre o que fazer.

 

Blog Unimed VTRP Viagem com a família

 

Entre 11 e 16 anos

Na idade do “se vira”, o diálogo é fundamental e, a confiança, a maior aliada. Como estimular a independência dos adolescentes sem comprometer sua segurança?

Acampar, subir montanhas, mergulhar, enfim, gastar energias com atividades ao ar livre e ter contato com a natureza podem trazer momentos de aprendizado, em que os filhos possam se sentir, ao mesmo tempo, seguros e soltos.

 

Seja qual for a idade do seu filho, um kit básico deve acompanhar a viagem:

  • Protetor solar, creme hidratante e repelente;
  • Loção para queimaduras solares e alergias;
  • Antisséptico, gaze, esparadrapo e algodão;
  • Analgésico e antitérmico;
  • Remédio contra enjoo e vômito;
  • Colírio e soro fisiológico.

 

Blog Unimed VTRP Planejar Viagem com as crianças

 

A palavra chave para as férias é equilíbrio. Nos dias de chuva é bom ter opções de jogos e brincadeiras caseiras. E isso não somente utilizando vídeo games ou passando o dia todo em frente à televisão. Brincadeiras coletivas são excelentes. Em dias ensolarados, um passeio no parque de bicicleta é muito bem vindo.

Enfim, o que vale é a diversão. Reúna sua família, organize bem o seu dia e aproveite suas férias sem preocupações!

 


Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2018.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;