Adote hábitos simples e previna-se da Gripe A
28 de março de 2017
O inverno ainda nem chegou, mas os primeiros casos de gripe A (H1N1) já começam a aparecer no país. A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Os vírus do tipo Influenza circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno. Isso ocorre porque as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão do vírus. O contágio da doença ocorre por meio de espirros, tosse e contato direto com pessoas ou locais e objetos contaminados (aperto de mão ou utilização de talheres, por exemplo). Para diminuir as chances, os locais fechados devem ser evitados e o hábito de lavar as mãos (se possível, com álcool gel) deve ser frequente. Fique atento aos sintomas: febre, tosse, cansaço, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Ao apresentar esses sinais, procure atendimento médico. Neste ano, no Rio Grande do Sul, a campanha de vacinação contra a gripe inicia no dia 10 de abril, e terá como grupos prioritários pessoas com 60 anos ou mais; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos; população indígena; pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; trabalhadores da área da saúde (todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade); detentos e funcionários do sistema carcerário; e professores da rede pública e privada.
Clientes da Unimed VTRP possuem 15% de desconto nas Clínicas de Vacinação conveniadas. Clique aqui e confira os locais disponíveis na área de abrangência da Cooperativa.
Antes do período de vacinação, outros cuidados diários podem ajudar na prevenção da gripe. Confira: – Higienizar as mãos com frequência; – Utilizar lenço descartável para higiene nasal; – Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; – Lavar as mãos após tossir ou espirrar; – Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; – Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; – Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; – Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; – Evitar visitas a hospitais; – Ventilar os ambientes.
Categoria: #CuidarDeVocê