imgTopo Contato separador btnPesquisa
Saúde

5 curiosidades sobre a visão

Diversos mitos e verdades envolvendo a saúde dos olhos têm sido compartilhados ao longo de séculos. Conheça informações confiáveis sobre o que pode causar impacto na visão.

 

1) Ler com pouca iluminação no ambiente danifica a visão?

A baixa iluminação não danifica a visão. No entanto, ela deixa os olhos cansados mais rapidamente. A melhor maneira de usar luz de leitura é posicionando-a na página, e não sobre o ombro. O ideal é ter uma lâmpada de mesa que aponte diretamente para o material de leitura.

 

2) Existem alimentos que contribuem para a saúde dos olhos?

As cenouras, que contêm vitamina A, são realmente boas para os olhos. Mas frutas frescas e vegetais folhosos de coloração verde escuro, que contêm mais vitaminas antioxidantes, como C e E, são ainda melhores. Os antioxidantes podem até mesmo ajudar a proteger os olhos contra a catarata e a degeneração macular relacionada à idade. No entanto, não previnem problemas comuns de visão, como miopia ou hipermetropia.

 

Blog-Unimed-VTRP-sala-verde-escura

 

3) Exercícios para os olhos contribuem para evitar o aparecimento de problemas como miopia e hipermetropia?

Fazer exercícios com os olhos frequentemente, como movimentos rítmicos, não preserva a visão ou reduz a necessidade de usar óculos. A visão de cada pessoa sofre influência de vários fatores, incluindo a forma do globo ocular e a saúde dos tecidos oculares, fatores que não podem ser significativamente alterados ao praticar exercícios para os olhos.

 

4) Quando diagnosticada a necessidade de usar óculos, caso a pessoa não queira usar, a visão pode ser ainda mais prejudicada?

Independentemente de precisar usar óculos para enxergar melhor de longe ou de perto, a recomendação é usá-los ininterruptamente, pois nessas circunstâncias o fato de não usar óculos causa cansaço aos olhos. No entanto, ficar sem óculos não vai prejudicar a visão ou ocasionar alguma doença ocular.

 

 

Blog-Unimed-VTRP-saúde-dos-olhos-leitura

 

 

5) Olhar para a tela do computador durante horas seguidas é prejudicial aos olhos?

Olhar para a tela do computador o dia todo pode contribuir para a fadiga ocular. As pessoas que olham fixamente para a tela por longos períodos tendem a não piscar tão frequentemente como de costume, o que pode causar desconforto aos olhos. Para ajudar a evitar a fadiga ocular, é recomendável ajustar a iluminação e o brilho da tela, descansar os olhos por alguns instantes a cada 20 minutos e fazer um esforço consciente para piscar regularmente.

 

 

Fonte: Harvard Health Publications
Com informações do Portal Unimed.

Envie o seu comentário para a Unimed VTRP




siteOficial ans
Todos os direitos reservados Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo 2017.
barraRodapeLink
Nossos Favoritos
Sobre a Unimed VTRP
Política de Comentários
Relatório de Sustentabilidade
Revista Unimed
;