Ouvidoria   

10 dicas para você pedalar com mais segurança

18 de dezembro de 2014

Para evitar acidentes, especialmente no trânsito das grandes cidades, aqui vão algumas dicas que o SWU preparou com a ajuda dos especialistas Missaki Idehara (Bike Anjo); e William Cruz (Vá de Bike), para ajudar assim os ciclistas, que ajudam tanto o nosso meio ambiente.

 

Bike

 

1 – Escolha a bike certa: É importante atentar ao tamanho da bicicleta, peso e tipo de quadro. O tipo errado de magrela pode atrapalhar seu poder de reação e equilíbrio.

2 – Equipe sua bike: Use itens como retrovisores buzina, refletivos e lanternas. Use luz branca na frente e vermelha atrás, para os motoristas saberem sua direção.

3 – Equipe seu corpo: Luvas e capacetes são indispensáveis na hora do rolê. Se a pedalada for de noite, colete com faixas reflexivas ajudam bastante.

4 – Jamais contramão: Pedale sempre no mesmo sentido do carro. Isso aumenta o tempo de reação do motorista e em caso de colisão os danos seriam bem menores.

5 – Use sempre a direita: É a área em que os carros andam em menor velocidade. Outra dica é usar apenas 1/3 da faixa, dando espaço para os carros ultrapassarem.

6 – Evite horário de pico: Há menos espaço. Ciclistas experientes podem ir bem com a lentidão dos carros, mas os novatos devem usar vias e horários mais tranquilos.

7 – Jamais calçadas: Há o risco de você assustar ou machucar pedestres. Se precisar passar pela calçada ou atravessar na faixa de pedestres, desça da bicicleta.

8 – Atenção na chuva: Evite as faixas e sinalizações de solo que ficam escorregadias. A visibilidade do motorista diminui, acenda sempre as luzes da bike.

9 – Jamais fones de ouvido: Fones impossibilitam o ciclista de ouvir uma freada ou aproximação de um veículo. Ouvir barulhos do trânsito pode evitar um acidente.

10 – Respeite a sinalização: Como um carro, a bike é veículo. Respeite as leis de trânsito, não fure os sinais e sinalize com as mãos antes de qualquer movimento.

 

Gostou das dicas? Gostaria de começar a pedalar e não sabe como? Clique aqui e conheça o projeto Bike Anjo, um projeto onde ciclistas experientes ajudam gratuitamente as pessoas a usarem a bicicleta nas ruas com segurança, ou mesmo quem quer aprender a se equilibrar em duas rodas.