Ouvidoria   

10 dicas para uma alimentação mais saudável

06 de novembro de 2017

Diferente do que se imagina, ter uma alimentação balanceada não é uma tarefa tão difícil. Para isso, é preciso seguir três regras básicas: consumir variedade, com qualidade e moderação. Isso é possível com disciplina e consciência do que realmente é necessário para o seu organismo. Veja 10 dicas que podem ajudar a manter uma alimentação mais equilibrada e saudável:  

1. Consuma alimentos in natura

Alimentos in natura ou minimamente processados, de origem vegetal, são a base da alimentação balanceada. Inclua no cardápio feijões, castanhas, tubérculos, grãos, frutas, legumes e verduras.   Ceia Natal Saudável Nozes castanhas avelãs amêndoas Blog Unimed VTRP  

2. Evite o excesso de sal, açúcar, óleos e gorduras

Utilize sal, açúcar, óleos e gorduras em pequenas quantidades. O consumo excessivo de açúcar contribui para a obesidade; já o uso indevido de sal, óleos e gorduras pode aumentar o risco hipertensão arterial e doenças do coração.  

3. Evite alimentos ultraprocessados

O processo natural de fabricação dos alimentos prontos, como salgadinhos, bolachas recheadas, mistura para bolo, macarrão instantâneo, sopa em pó, tempero pronto e refrigerantes inclui, em geral, altas quantidades de sal, açúcar, óleos, gorduras, substâncias de uso industrial e outras sintetizadas em laboratório a partir de fontes como petróleo e carvão, que não favorecem a alimentação balanceada. Por isso, evite o consumo desses alimentos.  

4. Consuma alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que ajudam a prevenir ou a reduzir o risco de algumas doenças. Soja e peixe, por exemplo, auxiliam a reduzir o colesterol ruim; castanhas, amêndoas, nozes, cebola e alho auxiliam o sistema imunológico; já couve, repolho e brócolis podem proteger contra alguns tipos de câncer.   Blog Unimed salada de brócolis  

5. Inclua fibras na alimentação

Estudos indicam que alimentos ricos em fibras, como o arroz integral, ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, eles promovem a saciedade e auxiliam no controle do peso corporal.   6. Faça um cardápio semanal Crie um plano semanal com o cardápio da semana. Isso ajudará a organizar a alimentação aos longos dos dias e evitará o consumo de alimentos prontos e ultraprocessados.  

7. Faça lista de supermercado

Com o plano semanal em mãos, escolha um dia da semana para ir à feira e ao supermercado. Faça uma lista de compras para te ajudar a não incluir no carrinho itens que não vão contribuir para a sua saúde.  

8. Tenha um café da manhã equilibrado

Suas escolhas saudáveis começam pela manhã com um café da manhã composto por alimentos como pão integral, cereais, tapioca, ovo, iogurte, queijo e frutas. Além de nutrir o organismo, eles te darão a energia que precisa para iniciar o dia bem disposto.   Blog Unimed_Iogurte caseiro  

9. Faça refeições intermediárias

Comer de três em três horas favorece o bom funcionamento do intestino. Inclua nos intervalos entre as refeições, alimentos saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural, castanhas e nozes.  

10. Atenção plena ao comer

Tente se concentrar enquanto realiza suas refeições. Comer enquanto assiste TV ou acessa o celular pode fazer com que você consuma além do necessário. Além disso, utilize esse momento para sentir a textura e o sabor dos alimentos e apreciar cada mordida.       Com informações do Portal Unimed

Categoria: #CuidarDeVocê