Ouvidoria   

Eu Ajudo na Lata completa dois anos com uma tonelada de lacres arrecadados

Campanha da Unimed VTRP recolhe os anéis das latas de alumínio e reverte o valor da venda do material em cadeiras de rodas

05 de setembro de 2014


Alunos da EMEF José Leopoldo Rauber, de Santa Cruz, entregaram os lacres arrecadados durante visita da Unimed VTRP ao educandário.

Uma professora, 18 alunos e uma vontade em comum: ajudar a quem precisa. Esta é a realidade da turma da pré-escola da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leopoldo Rauber, em Santa Cruz do Sul. Tomados pelo espírito de solidariedade, os pequenos, que têm entre cinco e seis anos de idade, se engajaram na campanha Eu Ajudo na Lata, promovida pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). O resultado? Um presente de Natal que vai trazer sorrisos para quem precisa. A turma, que realizou um projeto de separação de lixo ao longo do ano, decidiu recolher os lacres das latas de alumínio e contribuir com a campanha, que reverte o material para a compra de cadeiras de rodas. Ao todo, dez garrafas pet repletas de lacres foram entregues durante uma visita da Cooperativa ao educandário no início de dezembro. A doação se une ao montante de uma tonelada de lacres já arrecadados durante os dois anos da ação.

Conforme explica a professora Helena Hausmann, a iniciativa surgiu como um trabalho de sala de aula, visando conscientizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente. “Foi aí que surgiu a ideia de recolhermos os lacres para a campanha da Unimed. Os alunos todos se engajaram e, quando percebemos, a escola e a comunidade também estavam envolvidas”, aponta. Quando perguntados por Helena qual o motivo de recolher o material, os pequenos não hesitam em responder: “queremos ajudar os que precisam”, afirmam, em coro. A visita foi acompanhada pela diretora da escola, Ádila Raffler, e pela colaboradora da área de Marketing da Unimed VTRP, Viviane Bertolo.


Turma da pré-escola está engajada no recolhimento de lacres de alumínio

Responsabilidade socioambiental
Ao receber o material de escolas, comunidade e empresas parceiras, a Cooperativa efetua a venda dos lacres. O valor é revertido na compra de cadeiras de rodas, doadas para entidades locais. A campanha Eu Ajudo na Lata é uma iniciativa da Unimed Brasil, que na região foi encabeçada pela Unimed VTRP, em dezembro de 2012. Em dois anos, a Cooperativa entregou seis cadeiras de rodas, repassadas ao Lions Clube de Candelária, Rotary Club de Rio Pardo, Associação Santa-cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede), Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), Associação dos Deficientes Físicos de Charqueadas (Adefc) e Centro Ocupacional de Deficientes de Santa Cruz (Codesc).

Como ajudar?
Para participar do Eu Ajudo na Lata basta recolher lacres de alumínio e entregar nos pontos de atendimento da Cooperativa, nas regiões dos vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí. A iniciativa segue ocorrendo em 2015 e conta com o apoio da comunidade para ajudar cada vez mais pessoas. “A campanha nos surpreendeu pelo engajamento e quantidade de lacres arrecadados. Isso mostra que existem pessoas solidárias e cidadãs, preocupadas com os outros e com o meio ambiente. É fácil, de lacre em lacre, vamos criando uma cadeira de rodas! Ajude a disseminar essa ideia”, convida a coordenadora da área de Gestão e Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa, Jelcí Danieli Southier. Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, o que corresponde a mais de 200 garrafas pet de dois litros cheias de lacres.

Gincana realizada pela EMEI Aprender Brincando, de Lajeado, reuniu mais de 20 garrafas pet para a campanha da Unimed VTRP
Gincana realizada pela EMEI Aprender Brincando, de Lajeado, reuniu mais de 20 garrafas pet para a campanha da Unimed VTRP

Mobilização
Neste ano, outra instituição de ensino que se mobilizou foi a Escola Municipal de Educação Infantil Aprender Brincando, do Bairro Moinhos, de Lajeado. A EMEI realizou uma gincana em outubro, onde uma das tarefas previa a arrecadação de lacres pelas famílias de cada criança. A doação foi de mais de 20 garrafas pet e dois sacos repletos de lacres.

Categoria: Unimed VTRP