Ouvidoria   

Árvore simbólica da Oktoberfest passa por restauração

Tradicional "árvore de maio" faz parte da divulgação da Festa da Alegria

18 de outubro de 2013

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promoveu mais uma vez o trabalho de restauro da tradicional Maibaum, a “árvore de maio” (Mai= maio, Baum= árvore), localizada junto ao pórtico de entrada do Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Durante a Festa da Alegria, o símbolo é alvo de registros fotográficos por parte dos visitantes, que levam para casa uma lembrança especial do evento ao posar junto a esse representativo monumento para as tradições germânicas.


Como uma espécie de placa, ela tem uma simbologia dentro da tradição germânica, fazendo a representação da vida nova e da unidade em uma comunidade. O símbolo representa o progresso implantado há 160 anos pelos primeiros imigrantes que chegaram à Colônia de Santa Cruz para construir o seu novo lar.


A tradição nasceu no estado alemão da Baviera, terra natal da Oktoberfest. As diferenças entre as árvores estão nos símbolos que nelas são representados. Na Baviera, ela ganha uma pintura azul e branca, lembrando as cores da bandeira do estado bávaro, que começa no canto inferior esquerdo e vai até a ponta superior do lado direito em espiral.


HISTÓRIA – A Maibaum é produzida a partir de uma árvore longa e reta, cujo caule deve ser limpo de galhos e casca. Originalmente, a árvore simbólica fazia parte dos costumes campestres de espantar maus espíritos. Hoje, as “árvores de maio” são encontradas até mesmo nos grandes centros urbanos da Europa Central e do Norte.


A tradição da Maibaum vem do século XVI. A partir do século XVIII, o símbolo representa o esforço comum em prol da sociedade. Existe um provérbio que diz: “A Maibaum é o testemunho de que a comunidade está unida”.


Devido à relevância cultural e de sua representação para Santa Cruz do Sul, a Unimed VTRP é parceria na manutenção da “árvore” que tanto orgulha a cidade que sedia a 29ª edição da Oktoberfest e Feirasul. A programação segue até domingo, mas esse orgulho que a Maibaum provoca pode ser visto durante todo o ano.

Categoria: Unimed VTRP