Ouvidoria   

Exigências do governo resultam em aumento nos planos de saúde

29 de julho de 2013

A implementação dos 60 novos procedimento incluídos no Rol de Procedimentos ao longo de 2012 exigida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi determinante para o índice de reajuste divulgado pelo próprio órgão do Governo Federal, que pode chegar a 9,04% para os planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares. O percentual, aprovado pelo Ministério da Fazenda, é válido para o período entre maio/2013 e abril/2014 para os contratos de cerca de 8,4 milhões de beneficiários, o que representa 17,6% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil. Ao todo são 47,9 milhões de beneficiários com planos de assistência médica.

O índice de reajuste dos planos de saúde não é comparável com índices gerais de preço. Os chamados “índices de inflação” medem a variação de preços dos insumos de diversos setores (alimentação, habitação, transporte, educação, além do item saúde e cuidados pessoais). Já o índice de reajuste divulgado pela ANS é composto pela variação da frequência de utilização de serviços, da incorporação de novas tecnologias e pela variação dos custos de saúde, caracterizando-se como um índice de valor.

Com foco no cliente, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) providenciou incluir as explicações necessárias já nos boletos que chegam nas casas dos beneficiários. Outra observação importante é a questão da cobrança retroativa, conforme determinação da própria ANS. No caso da Unimed VTRP,  o procedimento engloba os três últimos meses. Com a mesma postura de buscar o melhor ao cliente, a Cooperativa Médica permite o parcelamento pelo mesmo período. Por exemplo:

 

 

Qualquer dúvida, o cliente Unimed VTRP pode entrar em contato pelo 0800 051 1166 (Serviço de Atendimento ao Cliente) e conversar com uma das atendentes. Se o beneficiário preferir, outra opção é procurar qualquer ponto de atendimento.

Categoria: Unimed VTRP