JORNAL DA UNIMED 
DOS VALES DO TAQUARI E RIO PARDO

O primeiro Jornal do Sistema UNIMED a circular no País

SEDE LAJEADO/RS - ANO 25 - Nº 141 - SETEMBRO DE 2002
 

Prêmio Qualidade RS 2002:
UNIMED VTRP conquista Troféu Bronze

Em reconhecimento ao compromisso assumido com a Gestão pela Qualidade, a UNIMED VTRP recebeu o Troféu Bronze - Nível II - por adotar o modelo de gestão que está em sintonia com os critérios do sistema de avaliação do PGQP.

A solenidade teve lugar no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre, no dia 04 de julho. O Troféu Bronze foi recebido pelo presidente Dr. Paulo Roberto Jucá. A cerimônia de premiação foi prestigiada pela Direção e por muitos colaboradores da Cooperativa.

mais informações

 

Novo Telefone em Lajeado

(51) 3714-7100

  O Escritório de Taquari informa a mudança de endereço.
Rua 07 de Setembro, 2437 sala 01
Qualllquer dúvida, contatar pelo telefone (51) 653-1811
 

EDITORIAL

EDUCAÇÃO & SAÚDE

EMPRESA CIDADÃ

SERVIÇOS

INFORMAÇÕES

ATUALIDADE & DESTAQUES
 
Dr. Paulo Roberto Jucá
Presidente UNIMED VTRP


ESPAÇO VIDA UNIMED

A UNIMED VTRP, desde há longos anos, ao lado da sua atividade principal, que é a assistência à saúde, desempenha também inúmeras outras atividades de caráter social e educativo. Muitas das nossas ações na área da educação e prevenção já são do conhecimento de nossos usuários e da comunidade. No entanto, o cenário é preocupante. Nos países em desenvolvimento é assustador o número crescente de doenças potencialmente evitáveis. Fatores desencadeados pela urbanização, como o sedentarismo e hábitos dietéticos não saudáveis, vêm nos conduzindo à hipertensão arterial, à obesidade, ao diabetes mélito e às doenças cardiovasculares. De acordo com estudos elaborados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), se não forem implementadas medidas preventivas, o mundo estará brevemente diante de uma epidemia de doenças degenerativas com suas conseqüências letais e incapacitadas.
Como somos uma empresa comprometida com a qualidade e a responsabilidade social, em breve ofereceremos aos nossos usuários uma nova forma de atuação nesta área tão crítica. Trata-se do ESPAÇO VIDA UNIMED. Essa denominação foi idealizada pela Federação das Unimeds -RS e deverá ser adotada como padrão por todas as Singulares do Estado. Este Espaço abrigará de uma forma mais focada e direcionada, todas as atividades, projetos e programas que tenham um caráter eminentemente educativo, visando a prevenção, a promoção da saúde e uma melhor qualidade de vida para todos.

Serão oferecidas, de uma forma permanente, oportunidades para que todos participem das nossas atividades. Sob a coordenação dos médicos cooperados e nossos colaboradores, além das atividades já existentes, como: Curso para Gestantes, Grupo de Apoio aos Diabéticos, Grupo de Apoio aos Hipertensos etc., desenvolveremos outras ações envolvendo outros segmentos, como: obesidade, doenças respiratórias, acidente de trabalho, prevenção do câncer, entre outras. Esperamos com mais este Espaço poder, através deste novo modelo, estreitarmos ainda mais nossas relações com todos os nossos parceiros.
Nosso único objetivo é o de oferecer saúde e vida saudável. O ESPAÇO VIDA UNIMED será o início de uma nova relação qualificada com os nossos usuários e esperamos que os seus benefícios sejam alcançados.

 

Próxima Convenção Nacional:
"UNIMED: Gestão da Saúde com Qualidade de Vida"
A UNIMED VTRP vai expor dois importantes trabalho neste encontro

O tema central da 32ª Convenção Nacional UNIMED: Gestão da Saúde com Qualidade de Vida - pretende estimular os convencionais para ações que promovam qualidade de vida em suas áreas de atuação, com ênfase na prevenção de doenças e na manutenção da saúde.
A promoção deverá reunir centenas de dirigentes e representantes do Sistema UNIMED no país, incluindo Cooperativas Médicas Singulares, Federações Estaduais, Centrais de Serviços e Confederação Nacional. O encontro será realizado em Florianópolis/SC, de 13 a 16 de novembro, no Centro Internacional de Eventos Costão do Santinho.
A programação inclui palestras com renomadas personalidades, para enfoque técnico e político às importantes questões da pauta. Na apresentação das "Experiências de Sucesso das Singulares", a UNIMED VTRP inscreveu dois importantes trabalhos que está operacionalizando:
- Pós-vendas e Gestão de Relacionamento - de autoria da Supervisora do SAC, Cínthia Magali Schuh e do Presidente desta UNIMED, Dr. Paulo Roberto Jucá, o qual deverá expor a experiência no encontro.
- Software para Gestão das Estratégias - de autoria do Supervisor do Departamento de Processamento de Dados, Fábio André Frey e do Diretor Administrativo desta Cooperativa, Dr. Jorge Guilherme Robinson, que irá expor o trabalho aos convencionais.

 
UNIMED VTRP 
Educação e Saúde
Saúde - Seu bem mais precioso
O COMEÇO DA VIDA

Em 1997 a UNIMED VTRP iniciou, em Venâncio Aires, um projeto-piloto denominado Curso UNIMED para Gestantes, com o propósito de tornar acessíveis todas as informações necessárias para uma gestação segura, tranqüila e feliz. O projeto se transformou num programa com importantes conteúdos de prevenção à saúde da gestante e do feto, e passou a ser ministrado duas vezes por ano em diversas cidades da área de ação da UNIMED VTRP. O curso é aberto à participação de todas as gestantes, inclusive àquelas que não têm o Plano de Saúde da UNIMED, e é totalmente gratuito. As datas da realização destes cursos são divulgadas na Internet, pelo site www.unimedvtrp.com.br, nos consultórios de médicos cooperados ginecologistas e obstetras, na imprensa de cada localidade e nos locais onde a Cooperativa mantém instalações de atendimento ao público.

A saúde da criança
Na 2ª quinzena de agosto muitas programações especiais foram realizadas em decorrência da Semana do Portador de Deficiências. Orientações e alertas foram divulgados para diminuir a incidência de problemas. São muitas as causas que levam à deficiência e na maioria das vezes não existe uma única causa.

Por que acontece a deficiência?
As causas estão classificadas em:
Pré-gestacionais - São os fatores genéticos hereditários, onde a possibilidade de ocorrer um defeito está nos genes dos pais.
Pré-natais - São os fatores que ocorrem no útero materno, da fecundação ao nascimento. Entre as causas estão a idade da mãe, diversas gestações, curto espaço entre as gestações, fator RH (uma característica do sangue dos pais), pressão alta durante a gravidez, HIV, rubéola, toxoplasmose, sífilis, diabete, hepatite B, epilepsia, drogas (incluindo medicamentos, fumo e álcool).
Peri-natais - São os fatores que atingem o bebê durante o nascimento ou logo após o parto.
Pós-natais - São os fatores que ocorrem após o nascimento.

Quem é portador de deficiência ou de múltiplas deficiências?
Portadores de deficiências são pessoas que se desviam significativamente do nível considerado normal quanto à capacidade intelectual, sensorial, emocional, motora ou na soma de dificuldades em mais de uma dessas capacidades.
Além das causas genéticas, infecciosas, tóxicas, mecânicas, físicas e nutritivas, existem muitas outras causas, de diferentes origens que podem ser responsáveis pelos problemas de deficiência.
As deficiências decorrentes de causas genéticas talvez sejam as mais lembradas na Semana do Portador de Deficiências. Além delas, provavelmente a de maior repercussão seja a deficiência mental, cujos portadores são conhecidos como excepcionais. Na maior parte das vezes, as causas têm sua origem durante a gestação. A deficiência mental não é uma doença, mas pode ser conseqüência de uma doença.
É muito importante que os casais e as famílias saibam que a deficiência mental pode ser evitada em 70% dos casos. Mas para que isso seja possível, a mulher e o bebê devem receber acompanhamento médico durante a gestação, principalmente no 1º trimestre, e também no parto e no primeiro ano de vida da criança. Além disso, o Teste do Pezinho é de fundamental importância.
Entre as deficiências, destaca-se também a deficiência física, decorrente de acidentes diversos e/ou lesão cerebral. Entre os acidentes, destacam-se os de trânsito, de trabalho, violência (agressões), desnutrição e paralisia infantil (controlada por vacinação).

O que pode ser feito para diminuir o número de deficientes?
Os cuidados preventivos devem começar no momento em que o casal decide ter um bebê. As recomendações indicam alimentação equilibrada, controle de peso, abstenção de bebidas alcoólicas, de cigarros e de outras substâncias nocivas, ou seja, saúde em dia. Exames médicos do casal podem evitar surpresas desagradáveis.
Ao confirmar a gravidez, a gestante deve receber informações e recursos que permitam acompanhar e manter sua saúde e bem-estar. Com o acompanhamento obstétrico, pode-se identificar alterações que indicam problemas e intervir para resolver o que for possível, oferecendo ao bebê a oportunidade de nascer em boas condições. Também é importante a participação das gestantes da região nas promoções educativas que a UNIMED VTRP, por meio dos seus cursos, oferece gratuitamente às futuras mamães.
É preciso manter-se atento nos primeiros meses de vida da criança, cuidando do acompanhamento pediátrico para monitorar seu desenvolvimento, identificar alterações, detectar problemas, facilitando a intervenção precoce com técnicas terapêuticas de reabilitação.

É HORA DE PREVENIR E EVITAR
A INFESTAÇÃO DE MOSQUITOS
 

Está na hora de entrar em ação para combater a infestação de mosquitos que aparecem nas temperaturas amenas da primavera e no calor do verão. As chuvas e o grande volume de água acumulada criam as condições necessárias para a proliferação de insetos, principalmente os terríveis mosquitos e borrachudos que infernizam nossos dias e noites. Nosso aliado no momento, ainda é o frio, que ajuda no combate à procriação dos insetos que transmitem diversas doenças, provocam alergias, coceiras, irritações e feridas na pele.
Nesta campanha, não se esqueça: proteja os sapos, lagartixas e aranhas. Sim, proteja-os, pois além dos pássaros, são estas espécies que nos ajudam a combater os mosquitos, moscas e baratas.

Como prevenir?
Olhe ao seu redor. Como está sua casa? Como está seu porão? Como está seu pátio? Está cheio de entulhos? Tem água parada que não tem jeito de escoar? Tem algum canal a céu aberto para escoar águas servidas? Tem algum tonel sem tampa para coletar água da chuva? Têm restos de pneus, latas, garrafas, copos ou outras coisas velhas jogadas num canto? Como estão as calhas? E as bocas-de-lobo? Os reservatórios de água têm tampa? Existe algum local úmido e cheio de folhagens?
Como está sua rua? Como está o terreno do vizinho? Como está seu bairro? Como está o túmulo de seus entes queridos? Com vasos contendo água da chuva?
É hora de por mãos-a-obra. É hora de fazer limpezas, observar locais de risco, com águas paradas, para ver se existem larvas de mosquito, e prevenir o risco que todos corremos com a possibilidade de disseminação da dengue.

Atenção para o risco da dengue
A melhor forma de evitar a dengue é conter a proliferação do mosquito transmissor, que se reproduz em águas paradas e, preferencialmente, limpas. A doença reapareceu no Brasil há duas décadas. No início, os focos estavam localizados em alguns pontos do país, mas nos últimos anos a doença se manifestou em quase todos os estados brasileiros. No Rio Grande do Sul os casos diagnosticados não foram por contaminação local, mas em pessoas que estiveram em locais de risco.
A doença é transmitida pelo mosquito Ae-des aegypti e/ou Aedes albopictus, que costumam picar durante o dia. Mas o mosquito precisa estar contaminado com o vírus. E isso pode ocorrer se um deles picar uma pessoa contaminada e depois picar outra pessoa. Aí reside o grande perigo, pois os mosquitos se contaminam e tornam-se multiplicadores da doença. E quando isso ocorre, pode haver uma epidemia. Dependendo da fragilidade da pessoa ou do grau da sua imunidade e do tipo de vírus, ocorrem os casos mais graves, que necessitam de cuidados médicos hospitalares.

 

DICAS

Todos queremos ter uma primavera e verão agradáveis, com dias e noites tranqüilas, sono reparador e relaxante, sem utilização de repelentes e venenos, com conforto e, principalmente, com saúde. Como agir?
· Investigue a possível existência de focos de mosquito e tome providências para resolver o problema.
· Recolha todo o material que possa acumular água. Elimine todo o lixo.
· Cubra reservatórios e outras possíveis fontes.
· Mantenha limpos os bebedouros de animais. Renove a água diariamente.
· Guarde materiais de utilidade em locais secos, ao abrigo da chuva.
· Regue suas plantas com moderação. Evite água parada no prato.
· Piscinas devem ser tratadas quimicamente todas semanas.
· Remova os vasos dos jazigos da família ou encha-os de areia até a borda e coloque apenas flores artificiais.
· Limpe as calhas e tampe as bocas-de-lobo com tela.
· Colabore com a campanha de combate aos mosquitos.
Faça sua parte.

 
Saúde - No meio em que você vive
O QUE É PRESSÃO ARTERIAL?
O coração é uma bomba que leva o sangue através das artérias a todas as células do organismo. A força que faz o sangue circular é a Pressão Arterial.
Quando determinados fatores exercem influência na distribuição normal do sangue pelo corpo, a pressão pode baixar ou subir. Ambas prejudicam substancialmente a qualidade da nossa saúde.
Usualmente é a pressão alta que mais se manifesta nas pessoas, caracterizando-se atualmente como uma verdadeira epidemia. Não escolhe idade, nem profissão, nem grupo social ou sexo. Atinge indiscriminadamente todas as pessoas que mantém um estilo de vida considerado de risco para a instalação da doença.
 

Hipertensão

Pesquisas apontam que uma pessoa em 10 a 15% das pessoas é portadora de pressão alta. A maioria nem sabe que sofre desse mal, pois não percebe alterações que possam servir de alerta. A doença evolui durante anos, discretamente, até que começam a surgir complicações. Por este motivo também é chamada de "inimigo silencioso".
A hereditariedade e os hábitos de vida inadequados são os principais fatores desencadeantes da hipertensão. Condições que incluem obesidade, excesso no consumo de sal, bebidas alcoólicas, falta de exercícios físicos, estresse e tabagismo apresentam condições ideais para a instalação do problema.
Deve-se considerar a pressão alta quando após várias e continuadas verificações durante um determinado período, o resultado apontar uma pressão mínima (baixa) superior a 8 milímetros de mercúrio. Essa medida é suficiente para atacar os vasos (artérias), que sofrem, endurecem, entopem e rompem.
Os órgãos mais afetados são o coração, o cérebro, os rins e os olhos. Quando a pressão sobe muito, pode ocorrer tontura, dificuldades visuais devido a lesões na retina, sangramento nasal, dor no peito ou enfarte, dor de cabeça ou acidente vascular cerebral (derrame), paralisação dos rins ou falência renal.

 

Cuidados e Tratamentos

Para levar uma vida saudável deve-se controlar os níveis da pressão arterial. Dos cuidados fazem parte os alimentos de baixo valor calórico, mas que integrem todos os grupos para que não faltem os nutrientes necessários, como cereais integrais, frutas, legumes, hortaliças, carnes, leite desnatado e seus derivados.
Os alimentos industrializados, ricos em sódio, devem ser esquecidos. Entre estes se incluem os desidratados, enlatados e embutidos, como presunto, mortadela, salame, lingüiça, salsicha, maionese, sopas, salgadinhos, frituras, etc. Há alimentos caseiros que podem ser preparados sem sal, sem que percam o sabor, como o arroz e a maioria das saladas. Basta incrementar com ervas, temperos verdes e limão.
Deve-se adotar novas formas de vida, que incluem a prática de atividades físicas regulares que fortalecem o organismo e relaxam, diminuem os riscos da pressão alta, ajudam a reduzir os triglicerídios e o colesterol. São também indicadas para diminuir a incidência de diversas outras doenças e ajudam a manter o peso ideal. O hábito de fumar deve ser abolido.
Os exercícios recomendados para hipertensos são: caminhar, dançar, nadar, andar de bicicleta, correr. Mas é melhor fazer uma avaliação médica antes de começar a atividade e ouvir o que seu médico aconselha.
O tratamento da pressão alta depende dos níveis apurados. Se for uma pequena elevação - o normal da pressão arterial é 12 por 8 milímetros de mercúrio - uma mudança no estilo de vida pode resolver. Se isto não for suficiente, cabe ao médico decidir qual a melhor solução, considerando o comprometimento do organismo e a presença de outras doenças.

Qualificação Profissional
No dia 15 de junho em Lajeado e no dia 22 de junho em Santa Cruz do Sul, foram realizadas palestras sobre Auto-Motivação e Desenvolvimento Profissional, direcionadas às secretárias de médicos cooperados e atendentes de prestadores de serviços.
As promoções fazem parte das atividades anuais especialmente desenvolvidas para a qualificação das secretárias e atendentes.
Um coffe-break foi oferecido aos participantes, para sua integração e confraternização.
- Com a realização destas palestras, nós, secretárias, só temos a ganhar.
- Deveria haver mais encontros como este. Saímos da rotina, aprendemos assuntos novos e importantes, conhecemos pessoalmente as pessoas com as quais só falamos por telefone.
- Considero os trabalhos apresentados pela UNIMED bons, bem aproveitados no dia-a-dia da secretária.
As palestras, além de integrar, são excelentes para o nosso dia-a-dia.
UNIMED VTRP 
Empresa Cidadã
PGQP - Prêmio Qualidade RS 2002:
Troféu Bronze para a UNIMED Vales do Taquari e Rio Pardo
   
Em solenidade especial realizada no dia 4 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre, o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) premiou 74 organizações das 132 que concorreram em diferentes modalidades. Entre elas, a UNIMED dos Vales do Taquari e Rio Pardo recebeu o Troféu Bronze - Nível II, como reconhecimento ao compromisso assumido com a Gestão pela Qualidade.
Para a Direção e Colaboradores da UNIMED VTRP, o prêmio representa a valorização do trabalho que desenvolveram e o reconhecimento pelo empenho na busca de contínuas melhorias, bem como aos resultados obtidos por este esforço e dedicação.

A UNIMED VTRP trabalha com o Sistema de Gestão pela Qualidade desde 1995, visando ser um modelo de assistência qualificada à saúde que, através do Cooperativismo, pre-serve a dignidade e alcance a satisfação de todos.
Segundo o presidente da UNIMED VTRP, Dr. Paulo Roberto Jucá - a conquista do Troféu Bronze representa o resultado de um trabalho integrado e de responsabilidade coletiva voltada para a busca da satisfação de todos.
O Prêmio Qualidade RS é motivo de orgulho para todos os médicos cooperados, colaboradores, usuários, fornecedores e comunidade. São eles os principais beneficiados por este sistema de gestão. Estamos cientes das nossas responsabilidades na manutenção daquilo que já foi construído e na busca constante do aprimoramento e de melhorias.
 
A Gestão pela Qualidade e Resultados
 
A partir de uma abordagem humanista e visão empresarial estratégica, o Programa de Gestão pela Qualidade da UNIMED VTRP baseia-se no reconhecimento das necessidades das pessoas. A Cooperativa Médica procura estabelecer, manter e melhorar continuamente os padrões que atendam essas necessidades, e procura corresponder às expectativas de seus usuários. Os resultados obtidos atingem a todos os envolvidos no processo:
- Médicos Cooperados - contam com atividades de aprimoramento, como Programa de Atualização Científica, Programa de Gestão Cooperativa e Curso para Novos Cooperados.
- Colaboradores - contam com Banco de Idéias, Ginástica Laboral, Sistema 5S's, Benefícios, Incentivo ao Desenvolvimento e Treinamento, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos e aprimorar as atividades desenvolvidas.
- Clientes - dispõem de uma linha 0800 para fazer seus contatos. O SAC é o serviço que aproxima a Cooperativa dos seus clientes, sejam usuários, médicos cooperados, prestadores de serviços, colaboradores ou comunidade. Os clientes também contam com o serviço de Pós-Vendas nos Planos Empresariais e nos Planos Familiares, e com o Cartão Magnético, que veio para facilitar o acesso aos serviços de saúde oferecidos.
- Fornecedores e os demais Prestadores de Serviços - são periodicamente convidados para Encontros de Avaliação e Acompanhamento, com a realização de visitas e incentivo a melhorias.
Comunidade - participa de Cursos para Gestantes, Programa de Saúde na Melhor Idade, Grupo de Apoio aos Hipertensos, Grupo de Apoio aos Diabéticos, Saúde Comunitária, conta com ações de saúde especiais em eventos promocionais da região e recebe apoio em determinadas atividades.
 
Homenagem às organizações premiadas
Na noite de 11 de julho, a ACIL - Associação Comercial e Industrial de Lajeado prestou sua homenagem às nove empresas premiadas pelo PGQP no Vale do Taquari; e na noite de 24 de julho, a ACI - Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul, homenageou as 24 empresas premiadas do Vale do Rio Pardo.
Em Lajeado, a UNIMED VTRP foi reapresentada pelo Vice-presidente, Dr. Sérgio Paulo Bertoglio (que recebeu o prêmio ofertado), pelo Diretor Administrativo, Dr. Jorge Guilherme Robinson e pelos colaboradores integrantes do Comitê Estratégico.
Em Santa Cruz do Sul, a UNIMED VTRP foi representada pelo seu Presidente, Dr. Paulo Roberto Jucá (que recebeu a homenagem), e por colaboradores da Cooperativa que prestigiaram a solenidade festiva.
Em cada cidade, os representantes das empresas homenageadas, autoridades, lideranças e demais convidados, foram recepcionados pelos integrantes das Diretorias e dos Comitês Regionais da Qualidade das Instituições, e participaram de um jantar de confraternização.
 
Ações de Responsabilidade Social
As comunidades de muitas cidades da área de ação desta UNIMED contam com diversos benefícios gratuitos e apoio em suas promoções. Por exemplo:
- Ações Preventivas de Saúde Comunitária: realizadas na vila Margarida Aurora, em Santa Cruz do Sul.
- Apoio e participação em eventos: como Expovale, Fenachim, Oktoberfest, Turisfeira, Unidia, etc, com diversos atendimentos educativos e preventivos.
- Convênio Especial Gratuito: destinado a menores amparados por instituições especiais ou assistenciais.
- COPAC - Comissão Permanente de Ação Comunitária: iniciativa de colaboradores da UNIMED que realizam duas campanhas por ano, coletando roupas, calçados, alimentos não perecíveis, brinquedos, material escolar, materiais de higiene, utilidades domésticas, destinados a abrigos e instituições que atendem idosos e menores desamparados ou de poucos recursos.
- Cursos para Gestantes: realizados em oito cidades da área de ação, duas vezes ao ano.
- Grupo de Apoio a Diabéticos: com realização de palestras e testes de glicose.
- Grupo de Apoio a Hipertensos: com palestras e verificação da pressão arterial.
- Programa de Saúde na Melhor Idade: com palestras e promoções especiais destinadas a esta faixa etária.
 
 
Encontro Estadual em Santa Cruz do Sul
O Sistema UNIMED RS, em parceria com a UNIMED VTRP, promoveu no dia 10 de agosto em Santa Cruz do Sul, o 6º Encontro Estadual dos Profissionais do Setor Operacional - Módulo Autorizações.
O tema central do Encontro foi Mudanças - Facilitando as Autorizações. A programação contou com apresentação de projetos premiados, troca de experiências, sugestões de aperfeiçoamento da proposta de trabalho e palestra com o Sr. Ricardo Leite, sobre "Desenvolvendo Qualidade no Atendimento".
Nas oficinas "Como Eu Faço", participaram a UNIMED VTRP, Federação UNIMED RS, UNIMED Vale dos Sinos, UNIMED POA, UNIMED Itaqui, UNIMED Vale do Caí, UNIMED Santa Maria e UNIMED Nordeste.
Participaram do encontro, representantes de diversas UNIMEDs deste Estado.
 
Ações Comunitárias em Encantado
A UNIMED VTRP, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Encantado, iniciou em junho o programa Saúde Comunitária, visando a melhoria da qualidade de vida dos moradores daquele município.
O trabalho consiste em atividades informativas e de medicina preventiva direcionadas aos agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem e estagiários. O treinamento ocorre mensalmente junto à prefeitura.
O programa tem por objetivo a qualificação destes profissionais, para que eles possam melhorar seu atendimento nos Postos de Saúde, e contribuir para aumentar o número de pessoas saudáveis naquele município.
Nos encontros ocorridos em junho e agosto, foi desenvolvida uma Oficina de Sensibilização, tendo como instrutoras as assistentes sociais da UNIMED VTRP. Oficinas de Sensibilização estão previstas também para outubro e dezembro.
Os próximos encontros serão ministrados por médicos cooperados e terão como principais temas:
* Hipertensão + Diabetes (em setembro)
* Pré-natal + Os primeiros cuidados e a nutrição da criança (em novembro).
Com este projeto de ação comunitária, a UNIMED VTRP fortalece sua imagem de Empresa Cidadã.
 
Visitas
Em julho e agosto recebemos visitas de UNIMEDs coirmãs e de uma empresa cliente, que vieram conhecer a implantação do nosso Sistema de Gestão pela Qualidade e seus resultados, entre os quais o novo Sistema de Informática.
No dia 8 de julho, esteve em nossa Cooperativa um grupo formado por 6 pessoas, que integram a indústria SERRAF, de Arroio do Meio. No dia 6 de agosto, recebemos a visita de um grupo formado por 5 pessoas, provenientes da UNIMED Planalto Médio (sede em Passo Fundo). No dia 20 de agosto, fomos visitados por um grupo integrado por 9 pessoas, da UNIMED Vale dos Sinos (sede em Novo Hamburgo). No dia 23 de agosto, um grupo da UNIMED Encosta da Serra (sede em Taquari), formado por 4 pessoas, também visitou nossa sede em Lajeado.
 
UNIMED VTRP participou da vinda de Lucélia Santos
A atriz Lucélia Santos esteve em Santa Cruz do Sul no dia 27 de agosto, para palestrar sobre seu documentário Timor Lorosae - o massacre que o mundo não viu. A vinda da atriz, produtora e diretora, foi co-patrocinada pela UNIMED VTRP.
O documentário, produzido e dirigido por ela, retrata o conflito que o Timor Leste enfrentou após sua independência, em 2000. Muitas pessoas prestigiaram o evento, que superlotou o Anfiteatro da UNISC.
 
Saúde na Melhor Idade
Desde o ano passado, quando a UNIMED VTRP reestruturou o projeto Saúde na Melhor Idade, são realizadas atividades que pretendem valorizar e garantir uma melhor qualidade de vida a esta faixa etária da população. Isto se torna possível através da integração entre pessoas da melhor idade, médicos cooperados e colaboradores da UNIMED VTRP.
No dia 23 de julho realizou-se uma Oficina de Sensibilização com coordenadores, reis e rainhas dos Grupos da Melhor Idade de Santa Cruz do Sul, da qual também participou a assistente social da UNIMED VTRP. O objetivo visa qualificar e motivar o grupo para o trabalho de coordenação.
Além desta Oficina, também foram realizadas palestras de medicina preventiva, onde médicos cooperados transmitem informações sobre os mais diversos temas, como: Motivação, Qualidade de Vida na Melhor Idade, Cuidados com o Coração, Hipertensão, Diabetes, etc. Os encontros tiveram lugar nos dias 9 de julho, 6 e 20 de agosto e 9 de setembro.
O projeto é uma parceria do Gabinete da 1ª Dama da Prefeitura de Venâncio Aires com o Conselho do Idoso de Santa Cruz do Sul.
 
Seminário de Serviços Próprios
A Direção da UNIMED VTRP reuniu seus cooperados no dia 22 de junho, em Lajeado, no Weiand Turis Hotel, para um "Seminário de Serviços Próprios", quando foram apresentados diversos painéis para conhecer o panorama estadual em relação aos serviços próprios das UNIMEDs Singulares do Estado.

O Presidente da UNIMED VTRP, Dr. Paulo Roberto Jucá, ao saudar os participantes e abrir os trabalhos, falou sobre a Situação dos Serviços Próprios do Sistema UNIMED RS.
Na seqüência, seguiram-se apresentações de painéis sobre:

> Assistência Domiciliar / Home Care - apresentado pelo Dr. Edson Luiz Doncatto, Conselheiro da UNIMED Nordeste RS e ex-Presidente daquela Singular; membro do Conselho de Administração da UNIMED RS e representante da UNIMED RS na Comissão Especial de Apoio ao Cooperativismo da Assembléia Legislativa do RS.
> Pronto Atendimento / Hospital Dia - apresentado pelo Dr. Paulo Luchese Soares, Diretor Administrativo da UNIMED Vale dos Sinos; e pelo Dr. Edvaldo Córdova, Diretor de Patrimônio e de Serviços Próprios daquela Singular.
Participaram, também, deste painel o Dr. Luiz Carlos Colle Thomé, Presidente da UNIMED Região da Produção e Coordenador da Área III da UNIMED RS; e o Dr. Valter Heinz, Diretor Técnico da UNIMED Encosta da Serra.
> Hospital Geral - apresentado pelo Dr. Jorge Antônio Martines, ex-Presidente da UNIMED Cachoeira do Sul e atual Diretor de Mercado daquela Singular, e também, com a participação deste painel, o Dr. Paulo Roberto de Oliveira Webster, presidente da UNIMED Vale do Caí e atual Presidente daquela Singular, que relatou a experiência com Hospitais Gerais.

O debate sobre as experiências já existentes no Sistema UNIMED Estadual, visa encontrar caminhos que assegurem a garantia de atendimentos qualificados, principalmente no que se refere à oferta de serviços especializados e/ou de alta complexidade, prestados como empresa integrada como gestora de saúde.

Após o seminário, a Direção da UNIMED VTRP anunciou que outros encontros serão realizados nas principais cidades da área de ação da Cooperativa, e as conclusões serão levadas para estudo e discussão numa Assembléia Geral Extraordinária, que deverá decidir a questão.
 
Central de Apoio Laboratorial Vale do Taquari
A alta tecnologia dos equipamentos laboratoriais, aliada ao conhecimento científico e à qualidade dos produtos disponíveis, fornece os alicerces necessários para o desenvolvimento de investigações diagnósticas confiáveis e precisas.

Com esta visão e filosofia foi criada a "Central de Apoio Laboratorial Vale do Taquari - CENTRALAB", formada por sete profissionais da área de análises clínicas, proprietários e sócios-proprietários de cinco laboratórios da região do Vale do Taquari, os quais se comprometem com o envio dos exames a CENTRALAB, que antes eram enviados a outros centros.

A CENTRALAB iniciou suas atividades em abril de 2002, à rua Saldanha Marinho, 269 / 103 - Centro - Fone (51) 3709-0602, sem atendimento ao público, oferecendo seus serviços primeiramente para os laboratórios dos sócios empreende-dores e posteriormente para todos os laboratórios da região.

Em equipamentos de última geração, totalmente automatizados, são realizados exames de dosagens hormonais e marcadores tumorais.
Visando aumentar a oferta de exames realizados, foi adquirida recentemente automação de ELISA, que irá aumentar o menu de exames oferecidos para diagnósticos de doenças infecto-contagiosas.

Com uma equipe integrada e voltada à dedicação exclusiva, a CENTRALAB constitui-se num avanço tecnológico a serviço do segmento de análises clínicas do Vale do Taquari e está à sua disposição.
 

NOVOS COOPERADOS

Habilitaram-se recentemente para integrar o quadro social de cooperados, os seguintes médicos:

- EDUARDO ROSA OTHARAN - de Estrela, que atende nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia. Formou-se em 1997 na FFFCMPA - Fundação Federal Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre.

- LEONARDO QUADROS DA MOTTA - de Lajeado, que atende nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia. Formou-se em 1997 na FFFCMPA.

- CRISTINA MANERÁ DORNELES - de Santa Cruz do Sul, que atende na especialidade de Cirurgia Pediátrica. Formou-se em 1981 na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 
UNIMED VTRP 
Informações
Preparação para o 7º JISU
Começam os preparativos para a participação da UNIMED VTRP no 7º JISU - Jogos de Integração do Sistema UNIMED Estadual, que neste ano será realizado em Pelotas, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. O JISU é uma promoção da Federação UNIMED RS em parceria com a UNIMED Singular anfitriã.

Os Jogos de Integração do Sistema UNIMED Estadual iniciaram em 1996, na UNIMED Planalto Médio (Passo Fundo). No ano seguinte, a anfitriã foi a UNIMED Nordeste (Caxias do Sul). Em 1998, o 3º JISU foi realizado pela UNIMED Vale dos Sinos (São Leopoldo). A seguir, a integração esportiva foi sediada pela UNIMED Porto Alegre. Em 2000 foi a vez da UNIMED Santa Maria e em 2001, o 6º JISU teve como anfitriã a UNIMED Vales do Taquari e Rio Pardo, sendo realizado em Santa Cruz do Sul.
 
 
UNIMED VTRP 
Atualidades & Destaques
V ENCONTRO DA QUALIDADE UNIMED VTRP
Promoção anual da UNIMED VTRP, iniciada em 1998, neste ano reuniu colaboradores, médicos cooperados,
prestadores de serviços, fornecedores e convidados nos dias 16 e 17 de julho para o V Encontro da Qualidade, realizado primeiramente em Santa Cruz do Sul (Vale do Rio Pardo), no Charrua Hotel, e depois em Lajeado (Vale do Taquari), no Weiand Turis Hotel. No encontro foram apresentados com detalhes, as metas e os resultados conquistados com o Programa de Gestão pela Qualidade.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da UNIMED VTRP, Dr. Paulo Roberto Jucá, falou sobre o planejamento estratégico traçado pela Cooperativa e os resultados alcançados a partir do esforço, dedicação, capacitação e conquistas de todo o grupo envolvido. Deteve-se na importância da eficiência alcançada em todos os níveis, principalmente em relação ao ambiente de alta competitividade hoje existente no mercado. Mostrou com apoio de gráficos, as metas e os resultados alcançados, num contínuo compromisso assumido com a qualidade, o que prepara a empresa UNIMED VTRP para o futuro.
Apresentou o Troféu Bronze - do Prêmio Qualidade RS - conferido pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, que é o reconhecimento pelos resultados alcançados até agora, e que serve como estímulo para a continuidade do esforço em busca da eficiência. Dentro deste propósito, está a manutenção da Certificação ISO 9001:2000, revalidada semestralmente desde janeiro de 2001, após avaliação interna e externa, com apurada análise do cumprimento dos requisitos exigidos pelas normas da certificação.
O presidente informou na ocasião, que uma das grandes metas visava concluir a entrega do Cartão Magnético a 92.000 usuários dos Planos Familiares e Empresariais até o fim de agosto, para facilitar o acesso aos serviços complementares, que são os exames em laboratórios de análises clínicas, exames com equipamentos especializados e os serviços de internações hospitalares.
No entanto, a informatização não será possível em todos os serviços disponíveis na região, pois em alguns locais dos 46 municípios que fazem parte da área de abrangência desta UNIMED, a demanda ainda é reduzida e não preenche as condições mínimas para o investimento.

Palestra Motivadora
Na seqüência dos trabalhos, o administrador de empresas Clóvis Lumertz, pós-graduado em Marketing e Especialização em Marketing de Varejo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, proferiu palestra sobre "Como focar as pessoas em resultados no atual ambiente de negócios".
Ao avaliar as mudanças rápidas que ocorrem no mundo, o palestrante demonstrou a importância do tempo e a evolução das conquistas na história da humanidade. Orientou sobre a necessidade do preparo individual e coletivo dos profissionais de qualquer setor ou área de trabalho e, em especial, a indispensável conscientização de uma postura dinâmica, o que revela um diferencial competitivo cujo retorno se traduz em resultados compensadores.

Filme Institucional
O evento incluiu a apresentação de um filme institucional da UNIMED VTRP, especialmente produzido para ilustrar os 30 anos da Cooperativa Médica comemorados em dezembro de 2001. Oportuna-mente, em encontros específicos, este filme será apresentado a empresários, presta-dores de serviços e em eventos especiais da região, nos quais a UNIMED VTRP esteja presente.
Tanto em Santa Cruz do Sul quanto em Lajeado, a promoção foi encerrada com um coquetel de confraternização.

 

voltar